Aprovada Moção de Repúdio contra Parlamentar de Caçapava que agrediu Vereadora do município durante Sessão

Foi aprovada por unanimidade durante Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira (16), a Moção nº 169/2022, proposta pela Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, em repúdio a violência política de gênero sofrida pela Vereadora Dandara Pereira Gissoni, perpetrada pelo Vereador Wellington Felipe, ambos da Câmara Municipal de Caçapava, interior de São Paulo.

Segundo texto da Moção de Repúdio, em sessão do dia 26 de abril, após pronunciamento em tribuna, a Vereadora Dandara Pereira, da Câmara Municipal de Caçapava (SP), foi agredida pelo colega parlamentar Wellington Felipe. Wellington foi até a mesa de Dandara e a segurou pelo queixo, apertando seu rosto e proferindo palavras presumivelmente agressivas, embora não identificáveis pelo vídeo. Segundo a Vereadora, Wellington a repreendeu por ela supostamente estar agitando a população a gritar durante a sessão. O Vereador, por sua vez, limitou-se a uma declaração protocolar, senão cínica, em que pediu “desculpas se a vereadora e as demais mulheres se sentiram ofendidas com o meu gesto, não tive a intenção de exercer qualquer intimidação, agressão, importunação ou assédio em seu desfavor”. As imagens são inequívocas. Uma mulher, em seu lugar, se avançasse contra um colega, seria tachada de “louca”, “descontrolada”, “destemperada”, “emotiva”, entre outros conhecidos adjetivos que qualificam negativamente aquilo que, num homem, sempre encontra justificativas racionalizantes.

Ao usar a palavra durante discussão da Moção, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso lamentou o fato e enfatizou que os homens devem ser educados para proteger suas mulheres e não para agredi-las verbalmente ou fisicamente. “Num homem, o Vereador Wellington não pegaria no rosto, num homem ele não tentaria abraçar fingindo alguma coisa”, falou.