Alexandre Pierroni afirma que o Coronavírus não é uma Zoonose

O Vereador Alexandre Pierroni, que também é Médico Veterinário e membro da Comissão Permanente de Saúde instituída na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, esclarece que não há evidências transmissão do Coronavírus (COVID-19) entre animais e os homens.

Alexandre Pierroni explica que o animal, como cão e gato, não transmite o vírus para o ser humano e nem a pessoa contaminada é capaz de passar o Coronavírus para o seu bichinho de estimação, porém ele ressalta que quem está doente deve evitar o contato com o animal e se resguardar, pois o vírus é mutável. “No mundo animal já existe o Coronavírus específico dos animais, chamado de coronavirose, que afeta cães e gatos, especialmente filhotes. Nos cães atinge o sistema intestinal e dá diarreia, com cheiro bem fétido. Nos felinos age no sistema respiratório, causando peritonite. Em ambos os casos não há riscos de transmissão do coronavirose para pessoas”, diz.

O Vereador Alexandre Pierroni comenta que o coronavirose é parecido com a parvovirose e no caso dos cachorros existe vacina. “Geralmente vacinamos o melhor amigo do homem quando é filhote, com três doses da vacina conhecida como V8 ou V10, mas infelizmente para os bichanos não há no mercado vacina similar e pode levar o animal a óbito. A forma de contágio se dá pela alimentação, ou seja, via oro-fecal, por exemplo, o gato infectado come no mesmo pote de um gato saudável e acaba sendo contagiado”, afirma

Como parlamentar, Alexandre Pierroni aprova algumas medidas adotadas pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Saúde (órgão ligado ao Governo Estadual) e também pelo Departamento de Saúde Municipal, porém reivindica que seria importante que o Poder Público realizasse massivamente os testes de diagnósticos do novo Coronavírus, pois alguns não apresentam sintomas evidentes da doença. “A recomendação é de que as pessoas sigam, com rigor, as diretrizes estipuladas pelos órgãos de Saúde e evitem ao máximo sair de casa, além de realizarem a assepsia frequente das mãos, entre outras medidas de higiene”, fala.

Preocupado com a pandemia e o surto do novo Coronavírus, o Vereador Alexandre Pierroni já havia protocolado na Casa de Leis, na semana passada, o Requerimento nº 042/2020, que solicitava ao Prefeito Claudio Góes informações sobre a possibilidade de antecipação das férias escolares do aluno da rede municipal de educação, como medida preventiva. “Creio que a suspensão das atividades e eventos, além da interrupção das aulas foi uma medida correta adotada pelo Prefeito, porque essa determinação já diminuiu, consideravelmente, a circulação e aglomeração de pessoas. O importante é que as autoridades se concentrem na prevenção do surto do Coronavírus”, finaliza.