Vereador Julio Mariano conquista Emenda Parlamentar de R$ 200 mil para compra de equipamentos e mobílias hospitalares que serão utilizadas no Pronto Atendimento da Santa Casa

No dia 17 de fevereiro, o Vereador Julio Mariano teve a grata satisfação de receber um Ofício do Gabinete do Deputado Federal Carlos Zarattini informando sobre a disponibilização de Emenda individual no valor de R$ 200 mil, verba que será utilizada para aquisição de equipamentos hospitalares destinados ao novo Pronto Atendimento da Santa Casa, cuja previsão é de que seja inaugurado ainda neste semestre.
Esta Emenda é fruto de uma conversa entre o Vereador e o Deputado, na oportunidade o parlamentar comentou sobre a transformação que a Santa Casa vem passando na atual Administração Municipal e também falou da necessidade de o hospital ser ajudado.

Julio Mariano que trabalhou de janeiro de 2013 a julho de 2014 como Administrador da Santa Casa, conhece bem as dificuldades da Irmandade devido ao modelo do Sistema Único de Saúde (SUS) de nosso país, que acaba impossibilitando a prestação de um serviço de saúde digno para a população. “Embora a Constituição Federal mencione que todos possuem o direito ao acesso gratuito ao tratamento de Saúde e que a União, os Estados e os Municípios precisam arcar com estas despesas, na prática não é isso que ocorre”, fala.

O Vereador Julio Mariano esclarece que a União contribui, porém utiliza para calcular os valores de repasse a Tabela SUS de Procedimentos. “Para se ter uma ideia, pelo procedimento de parto normal o SUS reembolsa para o hospital R$ 267,60 e para o profissional médico R$ 175,80. Já para o parto cesárea o SUS reembolsa R$ 395,80 para o hospital e R$ 263,49 para o médico. Se usarmos como referência os valores cobrados pelos partos particulares e de convênios fica claro a grande discrepância dos valores.  Em média o SUS reembolsa para a rede pública de saúde algo em torno de 60% dos custos reais da maioria dos procedimentos. Assim a diferença destes custos acaba ficando para o hospital e em consequência para o município, pois o Estado em quase nada contribui”, ressalta.

No ano passado, a Estância Turística de São Roque aplicou ao longo do ano quase R$ 61 milhões na Saúde do Município, totalizando 23,5% dos recursos próprios em ações e serviços públicos de Saúde, superando mais de 8,5% das despesas mínimas estipuladas por Lei a serem aplicadas, o que equivale a mais de R$ 5 milhões, mostrando assim que a Saúde é prioridade neste Governo. “Estive na Santa Casa conferindo o andamento da obra de reforma do antigo Pronto Atendimento da Santa Casa, que prestará serviço exclusivo ao Sistema Único de Saúde. Através de parcerias, a obra está em fase final e deverá ser inaugurada no próximo dia 27 de março. Finalmente o município oferecerá um espaço digno e eficaz no atendimento à população. As crianças, homens e mulheres passarão a ter seus próprios espaços, tendo um atendimento diferenciado, com um prédio totalmente climatizado, com novas instalações e à medida que as Emendas Parlamentares e os recursos chegarem, novas mobílias e equipamentos serão comprados. Agradeço ao Prefeito Claudio Góes que tem mostrado priorizar a Saúde de São Roque, mesmo diante de tantas dificuldades. Sinto-me realizado por poder contribuir com uma pequena parcela desta prioridade e agradeço, mais uma vez, ao Deputado Carlos Zarattini que com está Emenda somada a outras já conquistadas pelo meu mandato, asseguro a ser  o Vereador que mais recursos trouxe para o município de São Roque até nossos dias”,  finalizou Julio Mariano, Vereador de São Roque e do PSB.