Vereador Marquinho Arruda pede estudo de viabilidade para instalação de ‘bueiros inteligentes’

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
 

O vereador Marquinho Arruda, protocolou nesta semana Indicação e Ofício direcionados ao Poder Executivo, pedindo um estudo de viabilidade para a instalação de ‘bueiros inteligentes’, caixas removíveis que funcionam como peneira, retendo lixo e resíduos sólidos levados pela chuva, impedindo-os de chegarem às galerias fluviais e aos rios.

“Uma ideia simples que tem despertado o interesse de autoridades públicas de todo o país, primeiro pelo seu baixo custo/benefício, segundo porque é eficiente para o que se propõe e pode evitar enchentes, terceiro, e mais importante, é que preserva o meio ambiente, nossa riqueza mais valiosa atualmente”, explica Arruda.

Ainda segundo o vereador, caixas metálicas teladas são instaladas dentro das caixas de bueiros, sendo removidas para limpeza dentro de determinado período de tempo, ou de acordo com a necessidade, para que o lixo acumulado seja retirado e destinado a local correto de descarte, impedindo-o de chegar às redes fluviais, de obstruir passagens de águas, e evitando seu escoamento e poluição de córregos, rios e mares.

“Cidades como Poços de Caldas/MG e Balneário Camboriú/SC, já aderiram ao uso dos bueiros inteligentes, conseguindo diminuir, e até mesmo evitar, enchentes e alagamentos em vias públicas. Outras cidades como Amparo/SP, Itapema/SC, e Barueri/SP, estão levantando os custos e tentando implementar a novidade, e espero que São Roque, que pleiteia o título de Município Verde-Azul, também o faça”, encerra Marquinho Arruda.