Projeto que garante diagnósticos de câncer de mama a partir dos 30 anos pode virar Lei em São Roque

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Foi aprovado na Sessão da Câmara realizada no dia 16, o Projeto de Lei do vereador Donizete Plínio Antonio de Moraes, Doni Carteiro (PSDB), que obriga o Município a disponibilizar exames de Mamografia e Ultrassonografia Mamária, na rede pública de saúde, para todas as mulheres a partir dos trinta anos. Após a aprovação pela Câmara, o Projeto de Lei segue para Sanção ou Veto do Prefeito.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo em número de casos no Brasil e no mundo. Em 2013, foram registradas quase quinze mil mortes em decorrência desta doença no país. Preocupado com os números e com o bem-estar da população são-roquense, Donizete propôs o Projeto de Lei com o objetivo de diminuir o número de casos e minimizar os efeitos da doença através de detecção precoce, possível através dos exames de que trata a Lei. O diagnóstico tardio é uma das principais causas da alta taxa de mortalidade pelo câncer de mama no Brasil, segundo os especialistas.

“Sabemos que o Sistema Único de Saúde (SUS) já tem a obrigatoriedade de disponibilizar os exames em mulheres a partir dos quarenta anos. Mas, segundo os oncologistas, há um número considerável de mulheres que integram os grupos de médio e alto risco de desenvolver a doença antes de completarem essa idade. Por essa razão, precisam de acompanhamento anterior a ela”.

Donizete vai além. “Há ainda, dentro desse grupo, mulheres que não podem fazer a mamografia, não conseguem resultado eficaz dela ou não podem ser expostas aos raios-X por vários motivos e precisam da ultrassonografia mamária. É pensando nestas mulheres que propus o Projeto, e espero que o Prefeito o sancione para que se transforme em Lei. Assim, as mulheres são-roquenses poderão se beneficiar dele, prevenindo a doença, preservando suas vidas”, finaliza.