Projeto de Lei que propõe tombamento de Entrada dos Carros de Lenha e Romarias como patrimônios da cidade é aprovado na Câmara

O Projeto de Lei nº 064/2014 – L, de autoria do Vereador Donizete Plinio Antonio de Moraes, mais conhecido como Doni Carteiro (PSBD), que institui no município o tombamento de patrimônios imateriais – Entrada dos Carros de Lenha (Carros de boi das Festas de Agosto) e Romarias, foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da última segunda-feira, dia 17.

Para Donizete tais eventos fazem parte da cultura do são-roquense, fortalecem o vínculo da comunidade e impulsionam o turismo local. “Por diversos motivos temos visto, a cada ano, nossas tradições sendo ameaçadas. Na edição da abertura das Festas de Agosto deste ficou evidenciado que algo precisa ser feito. Essas tradições, centenárias, nos alegram e identificam nosso povo, são nossa história. Precisam ser resguardadas”, fala.

Segundo o projeto, o tombamento deve ser formalizado e homologado por Decreto do Executivo, mediante processo conduzido pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural da Estância Turística de São Roque – CONPREHA.

Uma vez aprovado pela Câmara, o projeto segue agora para a sanção do Prefeito. “Tenho convicção de que o Executivo sancionará o projeto. Estamos tratando das tradições da cidade. E peço ao prefeito que, dentro dessa regulamentação, que sejam dispostos procedimentos necessários quanto aos cuidados com os animais que participam dos eventos”, finaliza o vereador.