Integrantes da Procuradoria Especial da Mulher participaram do 5º Encontro Regional de Políticas para Mulheres

As integrantes da Procuradoria Especial da Mulher, instituída na Câmara Municipal de São Roque, participaram do 5º Encontro Regional de Políticas para Mulheres. O evento foi promovido pelo CiOeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Gênero e realizado em Santana de Parnaíba durante a última quarta-feira, dia 31 de setembro.

As Procuradoras Dra. Cláudia Pedroso (Presidente), Scarlat Varanda (Vice-Presidente) e Adriana Higachi (Secretária) participaram do encontro que tinha como tema principal “Casa Abrigo- fluxo de atendimento”, visando assim capacitar e preparar os agentes públicos para o cuidado e acolhimento das mulheres vítimas de violência.

Segundo a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, as mulheres e seus filhos, vítimas de violência doméstica de São Roque que possuem risco iminente de morte e precisam de acolhimento, podem ser encaminhadas para a “Casa Abrigo”, administrada pelo Cioeste. “A prerrogativa é de que a mulher, vítima de violência doméstica, seja acolhida em outro município, justamente para que fique mais difícil do seu agressor descobrir o seu paradeiro, evitando assim novos crimes.”, fala.

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso explica que o município de São Roque, além de possuir convênio com a Cioeste, mantém também parceria com o Centro de Integração da Mulher (CIM) de Sorocaba.

A Procuradoria Especial da Mulher visa zelar pelo cumprimento da legislação relativa aos direitos das mulheres e divulgá-la, além disso, tem caráter orientativo quanto ao atendimento de mulheres que são vítimas de violência doméstica. A Procuradoria Especial da Mulher funciona no prédio do Legislativo, localizado na Rua São Paulo, 355- Jardim Renê, e funciona de segunda a sexta das 8h às 17h30.