Dívidas da Santa Casa aumentam após intervenção e atendimento é paralisado parcialmente

Após o episódio da paralisação parcial do atendimento da Santa Casa aos usuários do Pronto Atendimento do SUS, particulares, conveniados do Santa Casa Saúde e do próprio hospital, membros da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal e outros vereadores, fizeram várias visitas à  instituição em busca de informações sobre o motivo da paralisação parcial dos serviços médicos no hospital,  bem como sobre a atual situação financeira do hospital e do plano  Santa Casa Saúde que hoje se encontram totalmente sob a Intervenção Municipal,  cujo Decreto n° 7.972/2014, foi publicado pelo Prefeito Daniel de Oliveira Costa em 07 de julho de 2014.

De posse das informações fornecidas pelos atuais interventores , os vereadores Etelvino Nogueira, Mauro S. S. de Góes (Maurinho Góes), Israel Francisco de Oliveira (Toco), Marcos Augusto Issa (Guto Issa) e Donizete Plínio Antonio de Moraes (Doni Carteiro), elaboraram  o oficio  n° 2.246/2015 endereçado ao Ministério Público e protocolado na última segunda-feira pedindo ajuda para  “salvar a Santa Casa” e para  que sejam adotadas as providencias cabíveis.

Os vereadores esclarecem que, em maio de 2015, os ex-interventores da Santa Casa, Jorge Haddad e Sidney Muniz, apresentaram à Comissão Permanente de Saúde, na Câmara Municipal, relatórios que comprovavam a existência de uma dívida de R$3.419.000,14, em 08/11/2014, portanto, antes da intervenção. Mas, para o espanto de todos, essa dívida em 05/11/2015 chega ao montante de R$10.580.637,18. Nesta soma estão os valores já vencidos, empréstimo, antecipa SUS, adiantamento do Santa Casa Saúde, parcelamento de água, luz, salários de funcionários, tributos e encargos, ou seja, sete milhões a mais do que quando assumiram a Santa Casa e ainda, naquela ocasião, a instituição atendia a população. Hoje com toda esta dívida o hospital ainda está parcialmente paralisado. Diante desse caos instalado na Santa Casa , com o apoio do Prefeito, Daniel de Oliveira Costa, e do Diretor de Saúde do município, Dr. Sandro Rizzi, esperamos que eles resolvam essa situação o quanto antes, para que  a população de São Roque e região  volte a ser atendida não só pelo SUS, na Santa Casa, como também pelo plano Santa Casa Saúde, o mais breve possível.