Vereadora Dra. Cláudia Pedroso destaca importância do Setembro Amarelo

Durante Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira, 12, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso homenageou, através da entrega da Moção de Congratulações nº 312/2022, os Departamentos de Saúde e Educação, representados pelas suas Diretoras, e as palestrantes responsáveis pelo tema saúde mental no mês de prevenção ao suicídio.

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso explica que nos dias 1º e 2 de setembro, ocorreram duas palestras organizadas pelos Departamentos de Saúde e Educação, ambas realizadas na Câmara Municipal e que contaram com ótimo público, inclusive com a presença da Parlamentar. A primeira foi ministrada pela Dra. Susana Rocha Rodrigues da Costa, Médica Psiquiatra da Saúde Mental e membro do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, que abordou o tema “Fatores de risco e fatores protetivos necessários à prevenção do suicídio”. Já a segunda palestra foi ministrada pela Dra. Bruna de Camargo Antunes, profissional da área médica e que atua no Centro de apoio Psicossocial de São Roque, ela trouxe o assunto “Conscientização sobre Prevenção do Suicídio”. “Em virtude do destaque e engajamento dos profissionais de Saúde e Educação do nosso município, dentre elas, a Diretora Simoni Camargo Rocha e a Diretora Dircelene Segura, além das médicas palestrantes, propus a referida Moção. Pois, os organizadores não mediram esforços para a realização de eventos informativos, trazendo para o debate nomes de prestigio dentro da referida área”, diz.

De acordo com a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção ao suicídio. Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. “São Roque, por meio dos Departamentos de Saúde e Educação, estão promovendo diversos eventos que envolvem rodas de conversas e palestras nas escolas municipais, cujo propósito é discutir o tema e conscientizar as pessoas”, explica.