Tragédia no RS reforça a importância da nova lei que garante psicólogos nas escolas de São Roque, diz Wanderlei da Qualiser

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

A recente tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, onde um adolescente armado invadiu uma escola, tirou a vida de uma criança e feriu outras, acendeu um alerta urgente em todo o país: quem está cuidando da saúde emocional dos nossos jovens?

O episódio, além de causar profunda dor e indignação, expõe uma realidade preocupante que há muito tempo se desenha silenciosamente dentro e fora das salas de aula — o sofrimento psicológico de crianças e adolescentes.

Diante desse cenário, iniciativas como a do vereador Wanderlei da Qualiser, em São Roque, ganham ainda mais relevância. Ele é autor da Lei Municipal nº 5.969/2025, recentemente sancionada, que garante a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas do município. O objetivo da nova legislação é claro: oferecer suporte emocional contínuo aos alunos, prevenir conflitos e fortalecer o ambiente escolar como um espaço seguro e acolhedor.

“O que aconteceu no Rio Grande do Sul é uma tragédia imensa, e nada pode justificar tal violência. Ao lado da necessária e urgente intensificação das medidas de segurança em nossas escolas, este momento também nos lembra da nossa responsabilidade em cuidar da saúde emocional de nossos jovens. Prevenir o sofrimento é um passo essencial para que cenários como este jamais se repitam, garantindo um ambiente escolar seguro e acolhedor”, destacou o Vereador.

Em São Roque, a nova legislação municipal representa um avanço importante, e embora já aprovada, ainda está em fase de estudo e planejamento para definir como será sua implementação nas escolas.  “A escola precisa ser um espaço de paz, aprendizado e cuidado. E isso também passa por ouvir, acolher e amparar nossas crianças e adolescentes”, completou Wanderlei.

Em tempos de tantas urgências sociais, São Roque dá um exemplo de prevenção e cuidado com sua juventude — porque garantir saúde mental também é salvar vidas.

Nossos Vereadores

Acessar o conteúdo