Medalha do Mérito “Nhá Vita” é instituída na Câmara Municipal através da iniciativa da Dra Claudia Pedroso

Foi aprovado pela Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, durante Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira, dia 9, o Projeto de Resolução nº 9/2021-L, de autoria da Vereadora Dra Claudia Pedroso, que institui a Medalha do Mérito “Nhá Vita”, a ser entregue, anualmente, em Sessão Solene Alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Feliz pela aprovação, Dra Claudia Pedroso fez questão de ressaltar a importância que Vitalina Mendes, mais conhecida como Nhã Vita, teve para a cidade de São Roque. “ O projeto é uma forma de homenagear essa grande mulher, que dedicou a sua vida como parteira, realizando cerca de 16 mil partos, numa época em que São Roque contava com poucos médicos”, fala Dra. Claudia.

Com uma biografia digna de aplausos e repleta de bons exemplos, Nhá Vita exerceu sua profissão, sem cobrar nada por isso, por mais de meio século, trazendo à luz bebês da cidade e da região. Fez seu último parto, já aposentada, aos 87 anos e faleceu em 27 de julho de 1964, aos 92 anos. “A biografia de Nhá Vita deixou-me extremamente sensibilizada com a sua história, pois ela dedicou sua vida para dar vida a muitas crianças e merece ser eternizada em nossa história, creio que ela representa a força da mulher são-roquense”, diz a Vereadora.

Na biografia consta também que Nhá Vita, sem dúvida nenhuma, foi a parteira mais atuante de São Roque, porque foram 50 anos oferecendo seu dom que Deus lhe deu para às famílias. Na época, foi chamada de “Mãe de São Roque”, uma vez que nunca se recusava a um chamado, em várias oportunidades, saia tarde da noite e se deslocava com sua charrete para locais distantes O importante para ela era ver mais uma criança agitando os bracinhos, numa demonstração de que o milagre da vida estava acontecendo.

A Vereadora ressalta que a escolha do nome de Nhá Vita, que em latim significa cheia de vida, para representar a Medalha de Mérito, visa homenagear também todas as mulheres que dividiram o mérito de escrever a história de São Roque. “Essa honraria, que a cada ano homenageará mulheres que dedicaram e dedicam sua vida aos cuidados materno infantis, à saúde, à educação, à assistência social, etc., contribuindo para a formação, orientação, atenção e cuidados do nosso povo e da nossa cidadania, garantirá que a história de cada uma dessas mulheres não seja apagada ao longo das gerações. É necessário o reconhecimento do valor das mulheres são-roquenses, ajudando a escrever a história também pelo crivo do olhar e luta feminina”, finaliza Dra. Claudia.