Vereador Cabo Jean prossegue cobrando reforma e ampliação da EMEF Paulo Ricardo

O Vereador Cabo Jean reforçou, na semana passada, o seu pedido para reforma e ampliação da EMEF Paulo Ricardo, localizada no Bairro Santo Antônio, em São Roque. No documento, o Parlamentar solicita que sejam realizadas as adequações do prédio conforme normas da ABNT direcionadas aos deficientes, pois a escola possui 23 alunos que apresentam alguma limitação física ou intelectual.

Através do Ofício nº 1255/2021, protocolado pelo Vereador Cabo Jean na Câmara Municipal, ele faz uma série de pedidos ao Prefeito, visando assim que viabilize o mais rápido possível as adequações da estrutura predial da EMEF Paulo Ricardo, que atende 509 alunos, além de possuir 39 funcionários. “A falta de manutenção e melhorias já se arrasta há anos, inclusive fiz outras solicitações na gestão passada, porém a escola apresenta uma série de problemas, entre os quais, a falta de iluminação natural adequada na sala de informática e biblioteca. A primeira é tão pequena que não comporta sequer a menor turma da escola (26 crianças), a última encontra-se em utilização pelo reforço paralelo, porque não há outro espaço adequado. As salas da secretaria e direção estão próximas ao pátio, dificultando assim o atendimento aos pais e ao telefone, especialmente nos horários dos intervalos dos estudantes. A entrada da escola, em sua parte interna, demanda a colocação de toldos, na parte externa precisa de rebaixamento da guia e marcação de estacionamento para deficientes e funcionários da direção da escola”, explica.

O Parlamentar pediu, ainda, no Ofício, a reforma do pátio, pois o pavimento do mesmo encontra-se desnivelado e deteriorado, além de possuir rachaduras e buracos no espaço, dificultando assim o acesso dos alunos cadeirantes e com mobilidade reduzida. Os bebedouros do mesmo estão com infiltração, azulejos amarelados e mofo na parte inferior externa, a quadra está em situação semelhante. Entre os sanitários do pátio, quadra e de funcionários, somente um é dedicado as crianças com necessidades especiais, mesmo assim ele não se enquadra nas normas de acessibilidade, porque não tem sinalização adequada para pessoas com deficiência visual e nem barras de apoio. “ A falta de funcionalidade das localidades prejudica enormemente o bom desenvolvimento das atividades e seria importante que a atual gestão dê uma atenção e programe a revitalização da EMEF Paulo Ricardo, tendo em vista que esse é um sonho antigo da comunidade escolar”, finaliza.