Vereador Alexandre Pierroni cobra retomada dos serviços de hemodiálise na Santa Casa

Através do Requerimento nº 207/2022, o Vereador Alexandre Pierroni está questionando a Prefeitura de São Roque sobre a possibilidade da retomada dos atendimentos de hemodiálise no hospital Santa Casa.

Como membro da Comissão Permanente de Saúde, instituída pela Câmara Municipal, Alexandre Pierroni cobra a reativação dos serviços de hemodiálise, uma vez que os atendimentos dos moradores de São Roque estão sendo realizados em outros municípios, fazendo com que eles sofram com os transtornos devido a distância e deslocamento para que possam ter atendimento nos hospitais da região. “A situação de desprezo tem se arrastado em nossa cidade, já que desde 2019 esse serviço foi interrompido e deveria ter sido retomado há muito tempo. Os anos se passaram e o Centro de Hemodiálise que funcionava em São Roque acabou fechado por conta de problemas apontados pela Vigilância Sanitária, no entanto, a falta de agilidade na resolução ou ao menos a demonstração de que existe um senso de urgência em relação ao assunto são motivos de desesperança e aumentam o sofrimento das pessoas que vivem na pele essa situação”, fala.

Alexandre Pierroni comenta que segundo informado em abril deste ano, a Prefeitura de São Roque estaria aguardando um Parecer Técnico da DRS-XVI para que o tratamento de hemodiálise voltasse a ser realizado em nosso município. A Prefeitura também informou que já teria em mãos um termo de referência para a implantação do referido Projeto. “O apelo que faço, em nome dos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise, é para que o Chefe do Executivo dê mais atenção ao assunto e agilize essa reabertura. Lamentavelmente a pessoa que possui doença renal já sofre com as sérias consequências. Portanto, se submeter ao deslocamento para um hospital da região só aumenta ainda mais o seu sofrimento”, diz.

No Requerimento produzido pelo Parlamentar, Alexandre Pierroni também pede informações junto a Prefeitura sobre o número de pacientes de nossa cidade que foram atendidos pelo serviço de hemodiálise no período compreendido entre 2016 e 2022, apresentando inclusive o valor mensal informando o local de atendimento dos pacientes. “Tendo em vista a indiscutível urgência do assunto e do sofrimento que poderia ser evitado a muitas pessoas que tem se deslocado diariamente para sua hemodiálise em outros municípios, uma vez que não temos esse tratamento, solicitei uma série de informações que agora aguardo as respostas do Poder Executivo”, encerra.