Sem mais, nem menos: os primeiros 100 dos 1.460 dias deste mandato

A recuperação da autoestima do são-roquense, vendo um governo com garra e vontade de alterar o estado das coisas é primordial no inicio de uma gestão municipal.

Em um cenário de queda de repasses e da atividade econômica, o município tem que diversificar suas receitas e definir prioridades claras da gestão.  Nesses 100 dias de mandato, o Prefeito Cláudio dedicou-se principalmente em rever os contratos firmados pela administração anterior, conseguiu descontos com contratos de iluminação, cestas básicas e coleta de lixo.

Na manutenção do sistema de iluminação pública, dos R$180 mil mensais que eram pagos no contrato que se encerrou, a Prefeitura deverá pagar agora R$97 mil/mês, já com todo o material incluído. Uma economia mensal de R$80 mil, resultando em R$ 960 mil por ano.

Os gastos com a coleta de lixo também sofreram grande redução nos valores. Nos últimos anos chegou-se a pagar mais de R$1 milhão por mês no serviço de limpeza urbana. Reduzindo este valor para R$650 mil mensais, economia de R$350 mil. Serão economizados R$4,2 milhões por ano

A Prefeitura devolveu a maioria dos carros alugados. Ficaram somente aqueles que fazem parte do contrato em vigor e que são essenciais, em razão do sucateamento da frota promovida pela gestão anterior. A partir de ações de melhoria na gestão dos gastos com veículos locados, passamos a economizar cerca de R$ 60 mil por mês.

A mobilidade urbana também é um dos focos de atenção, o problema da avenida conhecida como marginal está chegando ao fim. As obras iniciaram esta semana e tem prazo de quatro meses para a conclusão. A obra custará R$2,78 milhões, valor abaixo da verba destinada que é de R$3,4 milhões.

Uma das maiores mudanças observadas nos primeiros 100 dias do novo governo municipal ocorreu no atendimento da Santa Casa, que nos primeiros dias de janeiro rompeu com a FENAESC e os números apresentados pela atual gestão mostram essa evolução e dão conta de um aumento dos atendimentos sendo que 94% deles é feito através do SUS.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, entre os meses de Dezembro de 2016 à Março de 2017, tivemos um aumento de 82% de atendimentos no P.A. (Pronto Atendimento), 47% nas internações e o número é ainda maior na quantidade de partos, que obteve um aumento de 121%, grande parte vindos de cidades da região, o que significa que São Roque voltou a ser referência em maternidade.

Junto ao Poder Executivo, venho fazendo o meu papel de fiscalizador, acompanhando de perto os anseios da população, encaminhando projetos, indicações de melhorias nas nossas ruas e estradas, visitando as escolas, suas estruturas físicas, a merenda que é servida aos alunos e as condições de trabalho de professores e funcionários.

No decorrer desses 100 dias de governo realizei ao todo na Câmara Municipal: uma Denominação de Rua, dois Requerimentos, dois Projetos de Lei, duas Moções, 40 Ofícios e 43 Indicações.

Participo semanalmente de reuniões com a Mesa Diretora, na qual ocupo o lugar de 2° Secretário. Como membro da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, venho acompanhando o trabalho nas respectivas áreas, participando de reuniões com os diretores de departamentos e conversas com funcionários.

O trabalho está apenas no início. São apenas os 100 primeiros dias de trabalho duro de um total 1.460 deste mandato. Não podemos parar!

Alexandre Pierroni é Veterinário há 20 anos em São Roque, Vereador e Secretário da Comissão Permanente de Saúde e Educação da Câmara Municipal.