Cônsul de Israel fará palestra em São Roque

O Vereador Guto Issa é um dos organizadores da palestra com o tema “Israel: Como o povo da bíblia construiu o país das startups” na sexta-feira, dia 17 de março, com o Cônsul- Geral de Israel em São Paulo Dori Goren. O evento será realizado na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, às 15h, e é aberto para toda a população.

Segundo Guto Issa, o propósito é de estreitar laços com a comunidade israelita e também o de buscar parcerias comerciais e repassar um pouco da cultura deles aos são-roquenses. “A palestra é aberta e contamos com a presença da sociedade em geral. Creio que o evento será bastante proveitoso, até para aprendermos também um pouco da cultura dos israelitas. Outro fator que será tratado diz respeito a possíveis futuras parcerias”, fala.

O Cônsul-Geral: Dori Goren

Com um currículo bastante extenso, Dori Goren chegou ao Brasil como Cônsul Geral de Israel em São Paulo. Desde 2014, Dori era o Coordenador responsável pelo Brasil no Departamento da América Latina e Caribe, no Ministério de Relações Exteriores, em Israel.

Dori já esteve no Brasil em sua primeira missão diplomática, em 1987, como segundo Secretário na Embaixada de Israel em Brasília.

O diplomata ainda foi, por cinco anos, de 2009 a 2014, Embaixador de Israel no Uruguai. Na América Latina, ele ainda foi Ministro Conselheiro da Embaixada de Israel em Buenos Aires, na Argentina, de 2000 a 2005, e Primeiro Secretário na Embaixada de Israel em La Paz, na Bolívia, de 1988 a 1990.

Entre suas outras missões no Ministério de Relações Exteriores em Israel estão o cargo de Conselheiro do Departamento de Organizações Internacionais, de 1999 a 2000, e Primeiro Secretário do Departamento da América Central, de 1997 a 1999. Dori foi Conselheiro de Diplomacia Pública na Embaixada de Israel em Paris, na França, de 1992 a 1997.

Dori estudou História e Filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém, Diplomacia no Ministério de Relações Exteriores e fez mestrado em Ciência Política e História da América Latina com a tese “O processo de democratização no Brasil, 1973-1985”. Em 2016, fez mestrado em Ciência Política e Segurança na Faculdade de Segurança Nacional e na Universidade de Haifa, onde escreveu a tese “O Irã como uma estratégica estrada incompleta: energia, transportes, drogas”.