Cabo Jean cobra esclarecimentos quanto ao transtorno que os alunos da EMEF José Luiz Pinto no Bairro Gabriel Piza estão passando por causa da mudança de prédio

Os alunos que estão matriculados na EMEF José Luiz Pinto, localizada no Bairro do Gabriel Piza, em São Roque, serão realocados para o antigo prédio que funcionou a EMEF Disa Infanti Nastri, no Bairro Vila Amaral. A mudança ocorreu de última hora porque a Defesa Civil do município interditou a unidade escolar na segunda quinzena de setembro de 2021. O Vereador Cabo Jean, que já citou várias vezes a falta de planejamento da Prefeitura com relação as readequações e obras nas escolas para a retomada das aulas presenciais, voltou a ressaltar que o Departamento de Educação teve tempo para ao menos iniciar os serviços de manutenção na EMEF José Luiz Pinto, fato este que não ocorreu, pois o local encontra-se interditado.

Procurado por pais de alunos e membros da comunidade do Bairro Gabriel Piza, ao longo das últimas semanas, o Vereador Cabo Jean protocolou o Requerimento nº 08/2022 na Casa de Leis para solicitar explicações do Prefeito. “É um documento oficial, onde teremos por parte da Prefeitura as respostas com os muitos questionamentos que aquela comunidade não possui e necessita ter conhecimento. Apesar de ser um documento protocolado em meu nome, trata-se de um pedido de vários pais e responsáveis por esses estudantes que estão indignados com a realocação deles. Não é um documento meu, mas sim um documento público. Esse Requerimento necessita ter aprovação do Plenário da Câmara Municipal, com ao menos oito votos favoráveis para depois ser despachado ao Chefe do Executivo. Espero que em 2022 tenhamos nossos Requerimentos aprovados e não rejeitados com em 2021, onde se deu mais importância a politicagem, do que a relevância do teor dos Requerimentos. O Requerimento é uma importante ferramenta de trabalho do Parlamentar, porque é através dele que a Prefeitura deve fornecer as informações”, esclarece.

Cabo Jean explica que o Departamento de Educação não emitiu documento oficial direcionado aos alunos matriculados para que eles sejam transferidos de prédio, somente aconteceram reuniões com informações confusas. “Simplesmente a comunidade escolar da EMEF José Luiz Pinto foi esquecida pelo Prefeito, que tomou conhecimento da interdição em setembro do ano passado, mas mesmo assim optou por não tomar nenhuma medida para liberação do prédio. Receosos com a situação, muitos pais deixarão de mandar seus filhos para o novo prédio, o que consequentemente aumentou a evasão escolar, inclusive alguns pais apertaram ainda mais o orçamento familiar e matricularam seus filhos na rede privada. Reafirmo que tudo isso comprova a falta de gestão desse Governo que em seus 13 meses de Governo não definiu as prioridades, se preocupou pura em simplesmente em fazer marketing e holofotes, prova disso que deixou a escola de lado, mas se preocupou com o recinto Vasco Barioni. A preocupação é com festa e não com a Educação, a verdadeira política de pão e circo”, enfatiza.

O Vereador Cabo Jean informa que o imóvel da antiga EMEF Disa Infanti Nastri ficou fechado ao menos durante os últimos oito anos, onde nunca foi um local apropriado para ser uma unidade escolar, também apresentava problemas estruturais e foi usado no passado de forma provisória. “O prédio é rodeado de mato e não possui estrutura adequada para receber todos os alunos da EMEF José Luiz Pinto, tanto que está sendo necessário improvisar salas para receber todos os alunos. Outro ponto que deve ser destacado é que na EMEF José Luiz Pinto há uma boa quadra poliesportiva e na Disa não tem nem espaço físico direito. Agora, por culpa da má gestão e falta de planejamento, num período pandêmico, os alunos serão colocados no transporte escolar lotado para percorrerem a distância de dez quilômetros entre ida e volta todos os dias”, alega.