Aprovado Projeto de Alexandre Pierroni que cria Programa de Trabalho Voluntário pela causa animal

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Foi aprovado durante Sessão Ordinária, da Câmara Municipal de São Roque, realizada na noite de quarta-feira, dia 17, o Projeto de Lei nº 93/2022-L, de autoria do Vereador Alexandre Pierroni (Alexandre Veterinário), que cria o Programa Voluntários pela Proteção e Defesa dos Animais Domésticos.

Segundo o autor da propositura, Vereador Alexandre Pierroni, o objetivo é de que São Roque implante o Programa Voluntários pela Proteção e Defesa dos Animais Domésticos, cujo propósito é de auxiliar o Poder Público no cuidado e bem-estar dos animais abandonados. “No exercício da medicina veterinária, já tratei inúmeros animais vítimas de maus-tratos e abandonos e, para minimizar essas barbáries, é preciso engajamento das pessoas para lutar pela proteção e defesa dos animais. No entanto, a questão orçamentária impede que o município enfrente esse problema em sua plenitude, além do mais não há recursos humanos para tanto, daí advém a finalidade deste Projeto de Lei: trabalho voluntário pela causa animal”, esclarece.

Alexandre Pierroni enfatiza que já presenciou inúmeros relatos de cidadãos que sempre se sensibilizaram com aqueles animais abandonados, sem lar, e que disseram que estão dispostas a contribuir de alguma forma. São pessoas que se comovem ao ver um animal vagando pelas ruas ou que vivem em canis municipais, por vezes, estressados, maltratados e até mesmo doentes, e gostariam de fazer algo por eles. “Conforme Projeto de Lei, os voluntários deverão ter mais de 18 anos e serão previamente cadastrados pelos órgãos competentes, inclusive assinarão um termo de responsabilidade para colaborar com o programa. Além disso, o voluntário não possuirá vínculo empregatício, nem de natureza trabalhista, previdência ou afim”, diz.

O Projeto de Lei menciona que os voluntários previamente inscritos, antes de iniciarem suas tarefas, receberão orientações dos profissionais habilitados e qualificados. Eles precisarão apresentar seguro de acidentes pessoais, de responsabilidade do voluntário, e também carteira de vacinação atualizada, atestando a imunização contra a raiva.

O Projeto de Lei seguiu para sanção do Chefe do Executivo.