Sessão Solene em Comemoração ao Dia da Comunidade Italiana

Nunziata Rana Vecchioli recebe Título de Cidadã São-Roquense em Sessão Solene que homenageou o Dia da Comunidade Italiana

A Câmara Municipal, em parceria com a Associação Ítalo-Brasileira, realizou no último dia 2 de junho, Sessão Solene em homenagem ao dia da Comunidade Italiana.

Na oportunidade também foi concedido o Título de Cidadã São-Roquense à senhora Nunziata Rana Vecchioli através de indicação e Decreto do vereador Etelvino Nogueira.

O evento, realizado anualmente pela Casa de Leis, reconhece a importância da colônia italiana para o progresso e o desenvolvimento econômico, cultural e social do município que recebeu seus imigrantes e lhes ofereceu oportunidades de vida digna e honrosa à custa de muito trabalho, suor, dedicação, empenho, lágrimas e sorrisos.

A homenageada, nascida na cidade de Bitritto, província de Bari, na região da Puglia, estabeleceu-se em São Roque na década de 1950, casou-se com Gabriele Vecchioli, teve duas filhas e cinco netos. Destacou-se nos papéis de mãe, cuidadora, avó, catequisadora e empresária e transformou seu nome numa bem-sucedida empresa do ramo de alimentos.

A Mesa dos Trabalhos foi presidida pelo vereador e Presidente da Câmara Alfredo Estrada e foi composta pelo também vereador Mauro Salvador Sgueglia de Góes – Maurinho Góes, pelo Diretor do Departamento de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Lazer da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, Hamilton Luiz Benedito, pelo Diretor de Planejamento da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, Sérgio Ricardo de Angelis, representando o Prefeito Daniel de Oliveira Costa, e do Vice-Presidente da Associação Ítalo Brasileira, Gino de Angelis.

Participaram da solenidade, ainda, os vereadores Marcos Augusto Issa Henriques de Araujo – Guto Issa, e Israel Francisco de Oliveira – Toco.

O coral Stédile D´Itália, sob a regência do Maestro e Presidente da Associação Ítalo-Brasileira, Roberto Fondello, abrilhantou a noite com canções italianas e o irmão da homenageada, Francesco Rana, surpreendeu-a cantando na sua língua pátria, músicas que relembraram momentos da história da família Rana no Brasil.

Autoridades, amigos e parentes da homenageada lotaram o plenário Dr. Júlio Arantes de Freitas e após a solenidade puderam abraçá-la e cumprimentá-la pela homenagem recebida.