Mestre Kalunga comemora a possível inclusão de Capoeira no currículo escolar municipal

Na última segunda-feira, 12, foi aprovada na Câmara Municipal a Lei que permite a inclusão da Capoeira no currículo escolar da rede municipal de ensino, através de iniciativa do Poder Executivo e indicação do vereador Adenilson Correia, Mestre Kalunga, capoeirista e mestre de capoeira há quase 30 anos.

O parlamentar, que tem sua história ligada à prática do esporte, acredita que a inclusão da atividade no currículo escolar será benéfica aos alunos, pois, “a capoeira é uma união de música, esporte, cultura popular e arte marcial, mas é, antes de tudo, um instrumento de inclusão social, de promoção de caráter e cidadania, além de afastar os jovens das ruas e das drogas”, diz.

Após a publicação da Lei, a capoeira, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), e Propriedade Imaterial do Povo Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Povo Brasileiro), poderá ser integrada à proposta pedagógica das unidades escolares do município como forma de contribuição ao desenvolvimento dos alunos.

Vereador encerra mandato com sensação de dever cumprido

O vereador Adenilson Correia, Mestre Kalunga, encerra seu mandato com a sensação de dever cumprido. Ao todo, foi autor de XX Leis Municipais, e incentivador de inúmeros projetos voltados para a área de saúde, além dos sociais, culturais, educacionais e esportivos, entre outros, que proporcionaram mais cidadania e qualidade de vida à toda a população são-roquense.

“Agradeço a todas as pessoas que me ajudaram a exercer este mandato, contribuindo com ideias e projetos, dedicando-se às causas pelas quais eu luto, e a todos aqueles que direta ou indiretamente dedicaram-se ao meu trabalho de parlamentar. Em especial à minha família que sempre me apoiou. Continuo cidadão e disposto a lutar pelo direito do povo, sempre”, diz, e continua “desejo um 2017 cheio de conquistas e um Natal abençoado para toda a família são-roquense”.