Vereadores e representantes da Santa Casa se reúnem para discutir situação do hospital

Atendendo ao convite dos Vereadores Diego Costa, Paulo Juventude e William Albuquerque, membros do Bloco Parlamentar “Juventude Independente”, os representantes da Provedoria e Conselheiros da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Roque participaram de uma reunião na Câmara Municipal, realizada na manhã da última terça-feira, dia 25.

O principal objetivo do encontro foi para debater questões ligadas ao hospital, tais como a estrutura para atendimento ao número de casos provocados pelas variantes da Covid-19 e pelo Influenza H3N2, gestão financeira da entidade, os atendimentos via SUS (Sistema Único de Saúde) e também a requisição administrativa da Santa Casa, decretada pela Prefeitura de São Roque e que vem se arrastando por bastante tempo.

A reunião foi acompanhada por jornalistas da imprensa regional e também pelos Vereadores Dra. Claudia Pedroso, Cabo Jean e pelo Presidente da Casa de Leis, Julio Mariano. Já a Santa Casa foi representada pelo Provedor Eliam Bianchi, pelo Vice-Provedor José Haroldo Casali Rodrigues, pelo Presidente do Conselho de Representantes da Santa Casa Etelvino Nogueira e pelos Conselheiros Ronaldo Xavier Alves, Marcos Villaça e Dr. Carlos Aparecido Grisólia Cordeiro.

Diego Costa, que assumiu a Presidência da Comissão Permanente de Saúde na Câmara Municipal neste ano, ressaltou que essa é a primeira reunião de muitas que virão. “Saúde deve ser uma das principais discussões dentro de uma Administração Municipal. Por isso, ouvimos atentamente aos representantes da Santa Casa, visando assim entender o histórico do hospital, bem como me comprometi a realizar outros encontros periodicamente. Pois, a nossa intenção é focar na excelência do atendimento ao munícipe, além de buscar soluções para problemas relacionados a nossa centenária Santa Casa”, fala.

Paulo Juventude destacou que a reunião foi para promover um diálogo entre o Executivo, a Irmandade e os Vereadores, mas a ausência da Administradora do Hospital e do Diretor de Saúde Municipal, que justificou a falta, mas não enviou nenhum representante, prejudicou o debate. “Reforço que a ausência do diálogo por parte do Executivo vem prejudicando os serviços no Pronto Atendimento da Santa Casa. Falta uma gestão de Saúde Municipal aberta ao diálogo e a não participação desses representantes foi uma falta de respeito muito grande com o Legislativo”, comenta.

William Albuquerque questionou os membros da Santa Casa se haveria possibilidade de uma OS (Organização Social) administrar o local. “Na ocasião fomos informados de que oficialmente a Provedoria e o Conselho não possuem informação oficial sobre o tema, assunto este que pode ser debatido nas próximas reuniões”, esclarece.

Diego Costa que dirigiu a reunião enfatizou que os representantes do Departamento de Saúde e a Administradora Interina da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Roque, Sra. Priscila Motta Chiabai, foram convidados, mas não compareceram. “Vamos oficiá-los novamente, inclusive por meio de convocação se necessário, e agendar uma nova data, porque queremos respostas deles também”, finaliza.