Claudia Rita Duarte Pedroso – Dra. Claudia

Celular: (11)  11 9 4172-6158
Facebook:  https://www.facebook.com/claudia.pedroso.12

Vereadora Dra. Claudia Rita Duarte Pedroso / PODEMOS / 1º mandato

Nascida e criada em São Roque, Claudia Rita Duarte Pedroso mora há 36 anos na Vila Aguiar.
Casada com Lourenço Leonel, tem dois filhos, Paulo Henrique e Heloisa Helena, e um neto pelo qual é apaixonada, Benício.

Formou-se Técnica em Contabilidade, em Direito, pela FADI – Faculdade de Direito de Sorocaba, no ano de 1980, é Pós-Graduada em Direito Previdenciário e cursa as pós-graduações em Direito Médico e em Direito do Trabalho e Processo Civil.

Começou a vida profissional como estagiária do projeto Rondon na Agência Local do INSS; foi secretária do posto odontológico do SESI; e, desde 1981, atua como advogada em todas as áreas do direito e, também, junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis de São Roque e Região e para a Federação dos Trabalhadores Têxteis de São Paulo.

Sua atuação como advogada inclui o exercício honroso do cargo de Secretária Adjunta na 98ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, onde atuou como coordenadora da Comissão da Mulher Advogada, da Comissão do Advogado Idoso e atualmente integra na Comissão de Ética e Disciplina.

O voluntariado também faz parte de sua trajetória, seja prestando assessoria jurídica a diversas entidades beneficentes e culturais do município, entre elas o CETRI (Clube da Terceira Idade); APACE (Associação de Pais e Amigos das Crianças Especiais) entidade na qual exerceu o cargo de Presidente; ADV (Associação dos Deficientes Visuais); ADAS (Associação dos Deficientes Auditivos de São Roque); e Corporação Musical Sete de Setembro. Representando os trabalhadores participou, ainda, do Conselho Municipal de Assistência e Bem Estar Social e do Conselho Municipal da Saúde onde ocupou o cargo Vice-Presidente. É Diretora Vice-Presidente do C. E. Fé, Amor e Caridade.

Ao longo de sua trajetória sempre fez o possível para ajudar os mais necessitados e esse ideal a levou para a política onde se candidatou para vereadora e, em 2020, foi eleita para o pleito 2021-2024, entrando para a história como a mulher mais votada do legislativo são-roquense em seus mais de 188 anos de existência.

Ao escolher o Direito por profissão, e a advocacia para atuação, Claudia o fez para lutar contra as injustiças, buscar o equilíbrio, reparar equívocos e omissões e, para tudo isso, escolheu lutar pela justiça social e igualdade de tratamento e oportunidades a todos.

Para ela, ser político é uma condição inerente do ser humano, uma vez que as escolhas, atos e omissões se refletem no mundo ao redor. Entretanto, escolher uma bandeira partidária é um ato de coragem por causa das várias implicações que isso representa.

E foi a falta de representação como mulher, defensora das causas sociais e humanitárias, das minorias, dos idosos, dos deficientes e dos diferentes que levaram-na a disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Crente de que existem caminhos possíveis para promover a mudança de conceitos e valores arraigados na política, vê no legislativo uma oportunidade de mostrar que é possível construir uma São Roque mais justa, mais humana, mais igualitária, acolhedora, acessível e mais feliz.

Revestida de sensibilidade, solidariedade e empatia, foi empossada no último dia 1º de janeiro para seu primeiro mandato, com o compromisso de lutar por inclusão e justiça social para todos os filhos desta terra, nascidos aqui ou não.

Procuradoria Especial da Mulher:

Desde 2021, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso é a Presidente da Procuradoria Especial da Mulher, órgão ligado ao Legislativo, que tem o objetivo de zelar pelo cumprimento da legislação relativa aos direitos das mulheres e divulgá-la, além disso, tem caráter orientativo quanto ao atendimento de mulheres que são vítimas de violência doméstica. Para conhecer mais sobre o trabalho, acesse a página: https://www.camarasaoroque.sp.gov.br/procuradoria-especial-da-mulher.