Marcos Augusto Issa H. Araujo – Guto Issa

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
 

Contatos:
E-mail: v.guto@camarasaoroque.sp.gov.br
Celular: (11) 9 9580-9206
Facebook: facebook.com/gutoissa


Marcos Augusto Issa Henriques de Araújo (Guto Issa) / Rede Sustentabilidade / 2º mandato

Guto Issa nasceu em São Paulo, em 24/08/1968. Filho do “seo” Hélio, um ex-seminarista Franciscano, agricultor e comerciante e de D. Anice, professora.
Em 1977, começa a frequentar São Roque, no sítio comprado pela família.
Ainda menino, se depara com uma São Roque alegre e orgulhosa de suas tradições, uma cidade de todos e democrática, naquela época.
Em 5/1/1989, muda-se para o sítio Eno bairro de Canguera para iniciar a produção de Morangos Orgânicos, pioneira no País. Esta produção, totalmente inédita no Brasil, teve sua evolução divulgada pela mídia e recebeu diversos prêmios comerciais e ambientais. Elevou São Roque à condição de capital da Agricultura Orgânica do Brasil, conforme anunciado pelos jornais da região naquela época.
Nesta época, então com 20 anos, surge a sua consciência ambiental e a necessidade de lutar pelo meio ambiente, pela preservação da Mata Atlântica e mananciais.
A militância no setor de Agricultura Orgânica, por mais de 15 anos, foi um aprendizado excelente para Guto nos problemas que giram em torno da causa.
Em um tempo de grandes adversidades para a família, entra na Universidade de São Paulo, no curso de História, onde se forma Historiador. Na USP, Guto Issa recebe a bagagem teórica do processo histórico e político. Nasce a consciência política e a vontade de um dia agir e atuar como protagonista neste processo.
Aos 25 anos, Guto passa no Concurso de Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, concorrendo com mais de 40.000 candidatos.
O árduo trabalho como Oficial por 19 anos, rodando cerca de 100 quilômetros por dia, permitiu a Guto conhecer cada rua da cidade, cada ângulo das suas montanhas, seus problemas. Viu o quanto São Roque é realmente bonita por natureza, mas percebeu que a sua gente é mais linda ainda. Uma gente humilde, batalhadora, que vive sem oportunidade e sem esperança.
Em 2000, Guto passa a militar nos movimentos de base da Igreja Católica, nas Festas de Agosto e nas capelas de Canguera e Saboó, promovendo em 2002 um casamento coletivo comunitário.
Em 2004 inicia seu treino na arte marcial, Aikidô, com um grupo de amigos, buscando aprofundar o auto-conhecimento. Visando o fortalecimento e a difusão do Aikidô na região, Guto ajuda a fundar a Associação Cultural São Roque Aikidô Dojo, que tem seu trabalho voltado tanto para adultos, como para crianças e adolescentes.
Preocupado com o abandono e os maus tratos aos animais de estimação na região, ajuda a fundar a ASPA – Associação Sempre pelos Animais de São Roque e região, contando com um grupo de amigos que se cotizavam para coletar ração para abrigos de cães carentes na região. A ASPA hoje é uma realidade e um sucesso, e tem um longo futuro pela frente.
O fator determinante para o início de Guto nessa grande caminhada, foi observar uma cidade profundamente injusta socialmente, somado ao desejo de ajudar às pessoas a desfrutarem de uma vida mais plena e feliz.
Guto Issa viveu e vive uma vida de extrema dedicação voluntariado, e enxergou na Política um meio de poder ajudar mais e mais pessoas a terem seus direitos plenamente exercidos.
Consciência ecológica, base teórica, proteção animal, justiça social, cidadania, economia solidária e cooperativismo: esses são os valores de Guto Issa, um idealista que sonha e luta todos os dias para que o nosso País seja um lugar muito melhor para se viver.