Vereadores propõem PL que cria programa de Crossfit adaptado para melhorias da qualidade de vida do deficiente

Tramita na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque o Projeto de Lei nº 38/2022-L, de autoria dos Vereadores Diego Costa e Niltinho Bastos que cria o programa municipal de Crossfit adaptado.

Segundo Diego Costa e Niltinho Bastos, o crossfit adaptado é uma prática esportiva voltada ao auxílio de pessoas com deficiência. Envolve a execução de programas de treinamento de força e condicionamento físico p’ara qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico. Ajudando a aperfeiçoar o uso das aptidões físicas de cada indivíduo de uma maneira segura, descontraída e divertida, pode ser praticado por todas as pessoas com deficiência física e/ou intelectual (sem caráter substitutivo à fisioterapia) como um recurso para a promoção do desenvolvimento pessoal, da autoestima e do condicionamento físico, conforme expõe a profissional de educação física Karina Meneguini, também presidente da Associação Movimento Esporte Adaptado e Superação – AMEAS, associação sem fins lucrativos que veio a formalizar e ampliar a já robusta atuação da profissional no sentido de levar essa modalidade acessível às pessoas com deficiência. “Entre os efeitos positivos da prática do crossfit adaptado podemos citar também o aumento da resistência cardiorrespiratória, da resistência muscular, da força, da flexibilidade, da potência, da velocidade, da coordenação, da agilidade, do equilíbrio e da precisão objetivando a educação do corpo e da mente”, comentam os Parlamentares.

O Projeto de Lei será colocado em pauta em breve no Legislativo são-roquense.