Dra. Cláudia Pedroso defende importância da acessibilidade comunicacional no Dia Nacional do Surdo

Ao usar a tribuna durante Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira, dia 26, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso enfatizou a importância de se criar políticas públicas para dar visibilidade às pessoas com deficiência e garantir os seus direitos.

Tendo como uma de suas principais bandeiras a luta pelos deficientes e pelos menos favorecidos, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso destacou que o dia 21 de setembro é considerado o dia nacional de luta das pessoas com deficiência. “São Roque tem deixado muito a desejar nas questões de acessibilidade, que ocorre em sete dimensões, mas hoje quero enfatizar a importância da acessibilidade comunicacional, dando voz aqueles que não tem voz”, fala.

Durante seu pronunciamento, realizado em 26 de setembro – dia Nacional do Surdo, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso reiterou a necessidade e urgência de se cumprir a Legislação Federal e Municipal de acessibilidade de comunicação, com interpretação simultânea das sessões oficiais de atos da Prefeitura e da Câmara. “O meu pedido, ora ratificado, é para que a Casa de Leis cumpra a Lei Nacional nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e as Leis Municipais nº 4.309/2014 e nº 5256/2021, ao qual sou coautora, pois infelizmente hoje há uma barreira comunicacional que impede a pessoa com deficiência auditiva de exercer a cidadania plena, não tendo acesso ao conteúdo das sessões e demais atividades do parlamento. Após tal cobrança, o Presidente da instituição encaminhou Ofício ao setor responsável, solicitando a contratação de interprete de libras”, informa.

“Setembro Azul”:

Na mesma Sessão, foi lido na Câmara Municipal de São Roque o Projeto de Lei nº 125/2022-L, proposto pela Dra. Cláudia Pedroso, que insere o “Setembro Azul” no Calendário Oficial de Eventos.  “O mês de setembro é consagrado por diversos eventos da comunidade surda, voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. Já em relação à cor, o azul é a cor-símbolo que tem raiz em um passado triste, que lembrava os surdos que foram vítimas de opressão. Hoje, essa cor representa a riqueza cultural de uma comunidade que brilha com orgulho e serve como força propulsora para mudanças”, diz.

A Parlamentar explica que o “Setembro Azul” deverá ser comemorado em três oportunidades, caso o referido PL seja aprovado pela Casa de Leis. “O Dia Municipal das Línguas de Sinais, será comemorado, anualmente, no dia 23 de setembro, o Dia Municipal do Surdo, que será celebrado, anualmente, em 26 de setembro e também o Dia Municipal do Profissional Tradutor, a ser comemorado, anualmente, em 30 de setembro”, comenta.

O referido Projeto será discutido e votado em breve pelo Legislativo são-roquense.