Vereador Julio Mariano quer incentivar a Gentileza nos Coletivos Municipais

Está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei de autoria do Vereador Julio Mariano que pretende tornar todos os assentos dos bancos de ônibus preferenciais. Ocorre que quem lê apenas o título do Projeto e não o Projeto inteiro pode se equivocar com a intenção da Lei.

Quando a referida matéria foi publicada nas redes sociais, o Vereador pode acompanhar as diversas opiniões dos internautas e percebeu que uma parcela deles está interpretando que se a Lei for aprovada somente as pessoas Preferenciais é que podem ocupar os assentos do transporte público de nossa cidade. Assim se não tiver pessoas Preferenciais, os assentos não podem ser ocupados.

Julio Mariano explica que a intenção da Lei é incentivar as pessoas para que na hora certa a gentileza e a educação sejam colocadas em prática. Quem utiliza o transporte público muitas vezes se depara com pessoas mais jovens ocupando os assentos e por não ter mais nenhum assento preferencial disponível, um idoso ou uma gestante e até mesmo uma mulher com uma criança no colo tem que fazer o trajeto em pé. “Essa é uma lei cidadã, que não é de caráter obrigatório, já que não existe fiscalização e multa, mas vai ao encontro do que a sociedade deseja hoje”, explica o Vereador.

O Parlamentar pode também acompanhar os comentários daqueles que mostravam que entenderam o propósito da Lei, porém não concordavam. Muitos criticavam as condições dos Coletivos e diziam estar no direito de viajarem sentados, já que pagaram pela passagem e que vinham de uma jornada cansativa de um dia de trabalho e não achavam direito, por exemplo, de ter que se levantar para dar lugar  para um idoso que nem paga pela passagem. Outro comentário menciona que o Vereador não anda de ônibus e não conhece a realidade ou que se o idoso tem condição de frequentar ao “Baile da Melhor Idade”, pode ficar em pé, além do mais usa o ônibus só para bater perna.  Por outro lado, muitas pessoas se sensibilizaram e elogiaram o projeto e dentre elas uma que chamou a atenção do Vereador foi a publicação do Sr. Airlton Arruda onde ele diz exatamente o que o Vereador pensa: “Este Projeto só surgiu porque a prática da boa educação anda desaparecida. E é isto que o Sr Vereador está tentando trazer de volta. Este Projeto é um puxão de orelha que diz: Ei, pessoal, vamos ceder o lugar para alguém com maior dificuldade de locomoção do que nós!. Se esse Projeto de Lei surgiu é porque tem muita mãe que não educa seu filho. Deixa o filho ocupar o lugar que poderia ser ocupado por alguém com dificuldades. Criançada, se as mães ou pais não se tocam, tomem vocês a iniciativa, vão sentar no colo da mãe, que aliás lugar melhor no mundo não há, e dêem o lugar para o idoso/a, para a gestante, para o rapaz com o pé quebrado. É isto que este projeto quer: a volta das boas maneiras”.

A Lei está em vigor em Brasília e foi dela que o Vereador copiou a ideia. “Não me recordo de nenhuma outra publicação minha nas Redes Sociais ter recebido tantas críticas contrárias. As pessoas não têm o menor constrangimento de dizer que não concordam em ter que dar lugar para os preferenciais. Jamais imaginei que um dia seria necessário fazer um Projeto para garantir a gentileza dentro de um coletivo e a necessidade fica clara quando nos deparamos com os inúmeros comentários de que estou pagando e tenho direito”, finalizou Julio Mariano do PSB, Vereador de São Roque.