Vereador Julio Mariano fala da interligação do Jardim Brasília ao Jardim Marieta e a Audiência Pública sobre a duplicação da Raposo Tavares

Na semana passada, a Prefeitura Municipal iniciou a obra de interligação entre o Jardim Brasília e o Jardim Quinta dos Teixeiras, na Vila Nova São Roque, para facilitar o acesso dos moradores da região ao centro da cidade, principalmente os moradores do Jardim Brasília, que ficaram ilhados devido a duplicação da Rodovia Raposo Tavares.

Trata-se da abertura de uma rua com cinco metros de largura realizada com recursos próprios da Prefeitura e que, neste primeiro momento não será asfaltada, mas atende a demanda urgente da população local. A obra oficial de interligação, prevista para 2019, será realizada com recursos de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Carlos Zarattini, amigo pessoal do vereador Julio Mariano, e verba enviado pelo Senador José Serra.

Preocupado com as consequências que as obras de duplicação da Rodovia Raposo Tavares tem causado aos moradores da região, o Vereador Julio Mariano, participou da Audiência Pública realizada na Brasital na última quarta-feira, dia 19, para tratar da nova fase de duplicação da Rodovia Raposo Tavares cujo início está previsto para 2021.

O Vereador que fez questão de conhecer o projeto proposto pela concessionária CCR para a duplicação da Rodovia anteriormente e, na ocasião constatou a retirada da rotatória da Vila São Rafael e Vila Nova São Roque, o que prejudicaria a população que reside naquela região. Assim, convidou a população para participar e se manifestar na Audiência Pública.

Com duração de mais de cinco horas, a Audiência Pública, deu voz a representantes de entidades civis e de classe, entes políticos como prefeitos e vereadores, assim civis, de todas as cidades da região que serão impactadas pela obra.

O vereador Julio Mariano fez uso da palavra e comentou sobre os absurdos realizados durante as obras do novo contorno da Rodovia, falou também sobre os prejuízos causados ao município pela falta de acessos a bairros como Vila Amaral e às Rodovias Quintino de Lima e Estrada do Vinho, sobre o trânsito aumentado na região central da cidade por conta disso, assim como a inutilização de um pontilhão que poderia facilitar o tráfego dentro do município.

O parlamentar também falou sobre os impactos que as águas pluviais oriundas da rodovia tem causado no município depois da finalização dessas obras e sobre o impacto sobre o trânsito na região que liga a Vila Nova ao centro da cidade caso a rotatória da Raposo Tavares que permite acesso ao bairro seja retirada da rodovia.

Julio Mariano falou sobre o projeto absurdo e sem sentido realizado na região do Taboão, onde não há opção para os motoristas retornarem ao centro da cidade, devendo para isso ter que ir até Maylasky, ou se arriscarem em manobras irregulares.

O vereador também se atentou ao discurso dos Prefeitos de Mairinque, Alexandre “Peixinho”, e de São Roque, Claudio Góes, que afirmaram veementemente que não permitirão a realização do projeto apresentado pela CCR, sem que os problemas causados à população e aos motoristas, pelas obras anteriores, sejam solucionados. Só após isso, permitirão o início das novas obras.

Julio Mariano conta depois de cinco horas exaustivas de audiência, o Presidente da CCR Via Oeste, Leonardo Vianna, surpreendeu a todos ao fazer uso da palavra e apresentar um novo traçado para a duplicação da rodovia, totalmente diferente do projeto proposto anteriormente, além disso, também reconheceu as pendências resultantes das obras anteriores, que tem prejudicado as populações do entorno, e afirmou que algumas serão solucionadas em breve e outras estão em estudo pela ARTESP.

“A impressão que ficou é que a Concessionária tinha mais de um projeto e apresentou o pior para a população, que percebeu que seria prejudicada, se uniu e o recusou, forçando assim a apresentação de outro projeto, que contempla os moradores de toda a região. Estiveram presentes moradores de São Roque, Mairinque, Alumínio, e quero parabenizar todos que participaram da Audiência Pública, porque independentemente de partidos políticos ou ideologias, fizemos a união e mostramos força, deixando claro para a CCR, que estes municípios tem ´donos´ e que não permitiremos mais as ‘lambanças’ que a empresa tem feito na região”, finalizou o Julio Mariano do PSB, vereador de São Roque.