Vereador Julio Mariano comenta: duplicou a Raposo e as Enchentes em São Roque

Já há alguns anos vem ocorrendo em nosso município o enchimento dos rios e córregos quando existe um volume maior de chuva e em consequência acontecem enchentes nos lugares tradicionais e até em locais inusitados.

Quem já não ouviu dizer que o volume da chuva foi tão grande que só poderia haver enchentes mesmo e a culpa fica para São Pedro. “Esse é um evento que ocorre em várias cidades, mas que atinge principalmente os que menos podem lutar contra isso, os que não possuem outra casa ou lugar para ir. Porém, passados os períodos das águas parece que o problema desaparece”, relembra.

Julio Mariano acredita que uma campanha de conscientização poderia ser o primeiro passo e ajudaria e muito. “O lixo nas ruas e a falta de um planejamento urbano são fortes fatores que contribuem para as enchentes. Sabemos que cada vez mais encontramos bueiros entupidos pelo lixo, limitando ainda mais as precárias redes de águas pluviais, enquanto rios e córregos contaminados pelo despejo diário de esgoto sem tratamento é outro fator negativo”, diz.

Os transtornos das chuvas dão a dimensão do tamanho do atraso que se encontra nosso município nesta questão. “Presenciamos nestas últimas chuvas que a iniciativa da Prefeitura em limpar o Rio Guaçu ajudou a evitar que tivéssemos novamente enchentes na referida região e na área central. Mas, novamente o Distrito de São João continuou sendo castigado, assim como outras localidades”, enfatiza.

De acordo com Julio Mariano, o crescimento populacional que vem acompanhado de maior impermeabilização do solo sem dúvida é outro fator a ser levado em conta e é exatamente sobre este fator que o Vereador fez umas considerações. “Será que a Artesp, juntamente com a Concessionária CCR ViaOeste, fez estudos para prever o destino que seria dado ao grande volume de água das chuvas que está sendo coletado devido a impermeabilização do solo ocorrida pela obra de prolongamento e duplicação do contorno da Rodovia Raposo Tavares que foi recentemente inaugurado?  Creio que a obra ficou muito boa para os usuários da Rodovia e para nós são-roquenses em que ajudou?”, questiona.

Julio Mariano acredita que a falta de uma cobrança mais séria e da presença efetiva de nossos políticos neste processo deixou muito a desejar. “Se compararmos com a cidade de Mairinque, que graças ao trabalho do Prefeito, duas passarelas próximas uma da outra e até a construção de um pontilhão de R$ 40 milhões que não estava previsto se conseguiu. E para nós? Hoje, para os moradores do Bairro do Marmeleiro ficará mais próximo e rápido fazer suas compras no centro de Mairinque do que se deslocar para São Roque. Tínhamos até uma Frente Parlamentar instituída para ajudar os municípios no entorno da rodovia e foi só barulho político. Podemos dizer que foi “para lamentar””, ressalta.

Atualmente as obras da Rodovia continuam e estão na região do Marmeleiro. “Os moradores do entorno já sofreram no passado com a incidência de enchentes e que há muitos anos não tinham mais está preocupação, novamente estão sendo bombardeados pelas águas agora em volume maior ainda em decorrência das obras. Para mim, a situação é clara, as obras de duplicação e prolongamento da Rodovia Raposo Tavares tem impacto direto no novo volume de águas pluviais que estão assolando nosso município. É lógico que temos outros fatores envolvidos. Estou enviando Ofício solicitando a Artesp e CCR ViaOeste cópia dos estudos realizados  sobre este impacto. Agora resta saber quem vai segurar está batata”, finaliza o Vereador Julio Mariano do PSB.