Vereador Julio Mariano comenta: Como será que está se saindo a Santa Casa diante de tantas dificuldades?

Nesta semana, o Vereador Julio Mariano visitou as dependências da Santa Casa e ficou feliz de ver que apesar de todas as dificuldades encontradas pela gestão atual tem gente ali “tirando leite de pedra”. A Diretoria da Santa Casa juntamente com o Comitê Gestor encontraram pela frente um grande desafio ao assumirem a gestão da entidade. Uma instituição que foi apropriada pela Administração Municipal anterior, através de uma intervenção, com uma dívida perto de R$2,5 milhões e que foi devolvida com mais de R$15 milhões para se pagar, sem contar as dívidas trabalhistas e as inúmeras ações na justiça pela atuação dos “falsos médicos”.

Já não se realizava mais as Cirurgias de Baixa e Média Complexidade eletivas e a Maternidade só tinha voltado a funcionar graças a uma liminar do Ministério Público. Não obstante, a reforma que foi feita no imóvel da Irmandade  pela gestão anterior, que trouxe um novo visual para o prédio, dando a impressão de um hospital moderno, mais arrojado e de condições mais dignas para os usuários, infelizmente  não obedeceu o que a Agência Nacional de Saúde (ANVISA) preconiza levando a Vigilância Sanitária a não conceder o Alvará de Funcionamento até o presente momento. “As grandes e imponentes poltronas de pano, por exemplo, que ficavam na recepção, não condiz com o que é indicado e tiveram que ser retiradas, as salas não tem ventilação adequada devido ao fechamento de janelas e as unidades de ar condicionado não funcionam. Não existe entrada de emergência e hoje é normal que um paciente totalmente traumatizado ou mesmo falecido circule em meio às crianças ou pessoas que aguardam para serem atendidas”, relata Julio Mariano.

O parlamentar explica que, além disso, deve-se levar em conta as condições da reforma, que embora seja relativamente nova, já apresenta uma série de irregularidades e problemas. Porém, a hotelaria deste local ainda é bem melhor se comparada com a que se atendia o SUS lá no passado. “Infelizmente perderam a oportunidade de fazerem a reforma de forma adequada. Assim sendo, a nova Administração do Hospital em parceria com o Comitê Gestor iniciaram uma reforma no antigo prédio de atendimento SUS esta semana e o Vereador Julio Mariano foi conhecer as obras.” Está reforma em andamento nasceu da necessidade de se ter um local apropriado para o funcionamento  do nosso Pronto Atendimento. Através de uma parceria entre a Igreja Adventista que possui uma Clínica em nosso Município, entre o Comitê Gestor, a Diretoria da Santa Casa  e os empresário de nossa cidade a obra está a todo vapor”, comenta o Vereador. Os Adventistas trouxeram o Projeto de Reforma, o conhecimento de seus médicos e administradores hospitalares que atuam inclusive no Hospital Albert Einstein,  mais a mão de obra. Já o Comitê Gestor tem arrecadado doações de materiais de construções junto com os empresários de nosso município. Para possibilitar o andamento da obra, este ano haverá uma barraca montada no Largo dos Mendes em frente a Farmácia Ativa durante as festividades de agosto, que venderá os renomados Bolinhos de Bacalhau da Quinta do Marquês. Já no dia 2 de setembro será realizado um jantar no Ski Mountain Park e no dia 6 de setembro será realizado um show beneficente, para ajudar a Santa Casa, com a cantora Elaine Pittman no São Roque Clube.

Outra boa notícia é que as cirurgias de cataratas irão acontecer a partir do dia 12 de agosto, onde serão realizadas 40 cirurgias em regime de mutirão e as cirurgias continuarão acontecendo até que a previsão de 700 pessoas que aguardam na fila sejam operadas. “Quero parabenizar todo o Comitê Gestor que já não mais existe, mas que deixa aqui sua contribuição,  que foi composto por  Efaneu Nolasco Godinho , Vinício César Pensa e Eduardo Estefano Filho e agradecer a Provedora Leila Maria Camilo pela raça e dedicação juntamente com sua equipe, que sem ganhar um único centavo vem atuando fortemente frente a Santa Casa e que não tem medido esforços para superar as grandes demandas presentes no dia a dia desta instituição”, finaliza o Vereador do PSB Julio Mariano.