Vereador Julio Mariano comenta: A Câmara Municipal está fazendo sua parte

Passados mais de cem dias de Governo, a Estância Turística de São Roque continua na expectativa de que a atual administração coloque o município novamente nos trilhos. Embora o trabalho esteja sendo intenso, as demandas e as heranças herdadas impedem que a situação mude na velocidade desejada pelos cidadãos são-roquenses. Por outro lado, o Legislativo vem fazendo sua parte, pois todas as vezes que o Executivo solicitou a Câmara Municipal estava ali para atender o chamado. Já foram realizadas várias Sessões Extraordinárias e até agora todos os Projetos de Leis enviados pelo Executivo para a Câmara Municipal foram aprovados, mesmo às vezes havendo pontos de vista diferentes entre alguns Projetos, o que é bom para a democracia.

Julio Mariano explica que se enganam quem pensa que os Vereadores não estão de olho nas ações do Governo e que estão deixando de fazer sua função fiscalizadora. Por várias vezes os nobres Edis conseguiram dialogar e mudar o rumo de algumas decisões e até mesmo emendar projetos. Além disso, cabe aqui enaltecer o Prefeito e seus Diretores que tem dado abertura para o diálogo. Tanto é que quando os Vereadores votaram a favor de aumentar o percentual de remanejamento de verbas do Executivo para 20% sem que haja autorização da Câmara Municipal, os Vereadores que votaram favoráveis foram criticados e até foi dito que essa iniciativa tirava totalmente o poder dos Vereadores de ajudar a controlar o orçamento. “Para nossa surpresa, mesmo não precisando o Prefeito tem enviado para a Câmara Municipal os projetos de remanejamentos pedindo autorização para fazê-los, o que mostra o comprometimento do Executivo com o Legislativo, por outro lado fica assegurado que se necessário ele poderá fazer o remanejamento sem autorização, no caso de uma emergência, por exemplo”, diz o parlamentar.

Outro projeto que foi amplamente debatido e confeccionado pelos dois poderes foi o Projeto que regulamenta o comércio de ambulantes. O Projeto foi amplamente debatido e remodelado em relação ao original. O Poder Executivo acatou todas as sugestões apresentadas, inclusive as do Vereador Julio Mariano que sugeriu que para os ambulantes que não são fixos, só será cobrada a taxa de uso do espaço no período em que o mesmo esteja no local, assim se o ambulante não trabalhar em uma segunda-feira, por exemplo, deverá pagar menos. Outra sugestão do Vereador Julio Mariano em conjunto com o Vereador Dr. Alexandre Pierrone e contemplada pelo Executivo vem quebrar um tabu de muitos anos que é a liberação da venda de Espetinhos pelo comércio ambulante. O que mostra o entendimento do Prefeito em ampliar a oferta de opções para que as pessoas possam superar a crise de desemprego presente. Lógico que todo o comércio de alimentos deve respeitar as condições solicitadas pela Vigilância Sanitária e não estamos falando aqui de simplesmente colocar uma churrasqueira em cima de um caixote e efetuar a manipulação e a venda de espetinhos. “O Poder Executivo não tem conseguido acompanhar as demandas apresentadas pelo município. Mas, cabe lembrar que as demandas têm sido muito acima do normal. Muitas delas foram herdadas, já outras incorporadas. Acredito que o importante é saber que toda a equipe esta lutando junto para resolver a situação e fazer inicialmente o básico, ação que tem sido uma tarefa árdua e difícil. Para mim está sendo um prazer poder trabalhar junto com os Vereadores eleitos, pois todos mostram qualidades e interesses em lutar pelo bem da nossa cidade. Lógico que fico triste de às vezes não conseguir atender a solicitação de um determinado cidadão. Porém sei que estamos no caminho certo”, finalizou o Vereador Julio Mariano do PSB.