Vereador Julio Mariano comemora a prorrogação do Convênio entre a Santa Casa e a Prefeitura Municipal

A melhoria dos serviços de saúde tem sido uma das principais reivindicações da população brasileira e em nosso município não é diferente. Com o elevado custo dos planos de saúde, aliado a situação econômica que o país atravessa, muitas famílias tem deixado de pagar os planos de saúde, passando a utilizar os serviços do Sistema Único de Saúde, SUS.

É fato conhecido que os valores repassados pelo SUS para pagamentos dos procedimentos médicos não são suficientes para cobrirem as despesas, de modo que, quanto mais uma instituição médica prestar serviços para o SUS, maior tem que ser o aporte financeiro do Município para cobrir as diferenças.

Em São Roque, a Santa Casa é a grande prestadora de atendimento médico pelo SUS, contratada pela Prefeitura Municipal, a entidade filantrópica há 140 anos tem sido a única saída para aqueles que não podem pagar por um atendimento médico particular.

Em 2 de abril de 2014, a Santa Casa e a Prefeitura assinaram um Termo de Convênio para a prestação de serviços de atendimentos médicos para os pacientes do SUS com um prazo de vigência de quatro anos, prazo que se encerra no final deste mês, e as negociações para que um novo convênio seja firmado tem sido acompanhada pelo vereador Júlio Mariano, Presidente da Comissão Permanente de Saúde na Câmara, da qual também fazem parte os vereadores Toco e Alexandre Veterinário.

Recentemente o Vereador Julio Mariano tornou pública sua preocupação pela falta de definição sobre a celebração do convênio até aquela presente data, pondo em risco a prestação de serviços para a população e, na última semana, teve a satisfação de presenciar a prorrogação do referido convênio por mais um ano, acrescido de um aporte financeiro de mais R$200 mil, a título de correção do período, o que soma um total de R$1,55 milhão destinados a cobrir os custos da Santa Casa pelos atendimentos prestados aos usuários do SUS.

Ainda que tais recursos representem a cobertura de 95% dos custos dos serviços prestados pela Santa Casa à população, outros serviços ainda precisam ser oferecidos à população, mas essa oferta depende não só de uma reestruturação da entidade, como da forma dela captar recursos externos através de atendimentos particulares, planos de saúde, entre outras formas.

O ideal seria que os recursos da Prefeitura cobrissem no máximo 65% dos custos totais da Santa Casa, como era em 2013, quando o Vereador Julio Mariano era seu administrador hospitalar, pois só assim seria possível a retomada de atendimentos como as cirurgias eletivas, por exemplo.

“Todos nós sabemos da importância de um atendimento de saúde de boa qualidade para a população e é fundamental que possamos atender os nossos munícipes em nossa cidade. Vejo com esperança e otimismo a prorrogação do contrato e a renovação da parceria entre a Irmandade da Santa Casa e a Prefeitura Municipal, que deve atender as expectativas de melhora dos serviços de saúde prestados à população são-roquense”, finalizou Julio Mariano, vereador do PSB de São Roque.