Vereador José Luiz se reúne com Diretora Regional de Saúde de Sorocaba para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da UTI montada na Santa Casa

O Vereador José Luiz da Silva César esteve no final da manhã desta quarta-feira, dia 1º, no Departamento Regional de Saúde – DRS XVI, Região de Sorocaba, para obter esclarecimentos sobre os 10 Leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, instalados dentro do Hospital Santa Casa.

José Luiz se reuniu com a Diretora da DRS XVI, Sra. Kely C. Schettini, que deu várias informações quanto aos leitos de UTI COVID-19 montados na Santa Casa. “Felizmente hoje a nossa Santa Casa está habilitada e regularizada para receber pacientes que necessitam do tratamento por possuírem o Coronavírus, tendo em vista que há os equipamentos e respiradores, além de profissionais capacitados”, diz o Parlamentar.

Antes da visita, o Vereador José Luiz havia encaminhado para a – DRS XVI o Ofício nº 679/2020, visando assim o registro dos questionamentos. Segundo resposta, o Ministério da Saúde, através da Portaria nº 414, de 18/03/2020, autorizou a habilitação de leitos de UTI para atendimento exclusivo dos pacientes da COVID-19, justamente para evitar o colapso assistencial nos municípios. Essa habilitação foi concedida em caráter experimental e excepcional, pois destinam—se a pacientes COVID-19. No documento também consta que a UTI é regulada pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde – CROOS.

O Vereador José Luiz, durante o encontro, solicitou empenho por parte do Departamento Regional de Saúde, para que esses leitos permaneçam à disposição da população pós pandemia e os equipamentos não sejam devolvidos ao Governo do Estado. “Sei que essa reivindicação não é só minha, mas de toda nossa região, que depende da centenária Santa Casa. Portanto, peço auxílio dos Gestores e Vereadores não somente de São Roque, mas das cidades vizinhas, para que a UTI permaneça quando tudo isso acabar”, explica José Luiz.

Ao ser interrogada sobre os índices de Coronavírus no município, a Diretora da DRS XVI, Sra. Kely C. Schettini, ressaltou que em São Roque ninguém faleceu da doença por falta de atendimento. “Essa foi uma ótima notícia, porque até o momento a nossa cidade está enfrentando a pandemia, portanto, não poderia deixar de reverenciar o trabalho dos profissionais da Saúde, tanto pública, quanto privada. Com base nos dados, julgo que a permanência da abertura do comércio seja fundamental para a economia”, finaliza.