Vereador Guto Issa cobra reativação urgente do Conselho de Patrimônio Histórico

Desde o início do ano, o Vereador Guto Issa está cobrando do Poder Executivo a reativação do CONPREHA – Conselho Municipal  de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural da Estância Turística de São Roque.

Guto Issa explica que o CONPREHA tem o objetivo de preservar o patrimônio do município, público e privado.  O vereador demonstra sua preocupação especial em reforçar a proteção dos imóveis antigos, como os casarões, e também luta pela criação de um roteiro histórico no centro. “Nos últimos anos, pelo menos seis casarões foram derrubados e viraram estacionamento. O conjunto de casarões vem sendo reduzido progressivamente, o que descaracteriza a cidade”, comenta o Vereador.

O CONPREHA foi reativado em 2014, por pressão política do mandato de Guto Issa, exatamente para proteger os patrimônios de São Roque e está inativo desde 2016. “A responsabilidade de reativação é da Prefeitura, há seis meses venho cobrando providências urgentes”, diz o edil.

Guto Issa comenta que, pela legislação vigente atual, todos os imóveis que são considerados históricos, para serem demolidos, precisam informar ao Conselho, antes de obterem o alvará de demolição. “O nosso desejo é o de preservar o nosso conjunto arquitetônico e criar o roteiro histórico do centro o que beneficiaria diretamente moradores e comerciantes da área central,” finaliza o parlamentar.