Vereador Diego Costa visita obras das UBS Taboão e Guaçu e se compromete a fiscalizá-las até o fim

O vereador Diego Costa esteve, na última sexta-feira, 22, nas futuras instalações das UBS do Taboão e do Guaçu, para fiscalizar o andamento das obras reiniciados no final do ano passado e com previsão de entrega até maio deste ano.

As obras tiveram início em 2014 e na época eram o resultado da adesão do município ao Programa Requalifica UBS do Governo Federal, que custeava parte do investimento na construção de novas unidades de saúde, o que resultou no envio de R$527 mil para cada UBS, dos R$659 mil prometidos e parte desse valor foi usada nas construções e outra parte está nos cofres da Prefeitura aguardando instruções do Ministério da Saúde para ser devolvido. Em contrapartida, o município deveria investir R$1.310.859,84 para as duas unidades serem concluídas.

Diego Explica que após anos de abandono, indignação popular e falta de recursos, finalmente em janeiro de 2020 a Prefeitura abriu a licitação para a conclusão das duas UBSs, o que resultou no contrato com a empresa Lima de Castro Engenharia e Construções, sendo R$1.159.583,24 para a UBS Taboão e R$1.276.151,93 para a UBS Guaçu, somando R$2.435.735,17, valor englobado no financiamento adquirido pela gestão passada para investimentos em diversas obras, portanto, inteiramente custeado pelo município. Por causa da pandemia do Covid-19 o processo foi adiado e as obras começaram em novembro do ano passado.

A UBS Taboão terá 451,94 m² e, conforme foi divulgado pela gestão anterior, deve ser uma unidade especializada em “Saúde da Mulher” para prestação de atendimento ginecológico, obstétrico, mastológico e de planejamento familiar. Enquanto que a UBS Guaçu terá 447,2 m² onde será instalada uma unidade de atendimento à “Saúde Mental”, unindo ambulatório ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

“Embora a atual gestão não tenha se manifestado a respeito do uso a ser dado às unidades de saúde, vou acompanhar a evolução dessas obras tão importantes e aguardadas pela população. Além de ser minha função como vereador, também é minha obrigação como ser humano, porque acredito que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar, por isso vou fiscalizar até o fim”, encerra Diego Costa.