Cabo Jean protocola PL que permite a implantação ou possibilidade de contratação de segurança armada nas escolas do município

Na semana passada, o Vereador Cabo Jean protocolou na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque o Projeto de Lei nº 24/2023, que se aprovado, permitirá a implantação ou possibilidade de contratação de segurança armada nas escolas públicas e privadas do município.

Preocupado com os últimos acontecimentos registrados nas escolas do Brasil, entre as quais, a tragédia na creche em Blumenau (SC) e com o caso da professora morta por um aluno em São Paulo, o Vereador Cabo Jean resolveu propor o referido Projeto de Lei que deverá ser votado em breve pelo Legislativo. “Hoje, infelizmente as escolas estão sendo invadidas e precisamos proteger as nossas crianças e os nossos profissionais da educação, pois a segurança não é vista como prioridade, ou se é vista, pelo menos até o momento não existem ações que demonstram essa prioridade para a atual gestão municipal. No momento todas as escolas de São Roque, sem nenhuma exceção, estão expostas a eventuais ataques ou a ações de meliantes contra as nossas crianças, contra os nossos profissionais da educação. Precisamos pensar, antecipar o problema, neste caso aprender com a dor do próximo, já que estamos sim sujeitos a passar por situações semelhantes em nossa cidade. Isso não é pessimismo ou subestimar o problema, mas sim prever o problema, prever o pior. Ao meu ver, a segurança faz parte do tripé de prioridades, incluindo a saúde e a educação”, fala.

Segundo levantamento do Parlamentar, São Roque possui 49 escolas municipais, divididas em 53 prédios. “São muitos locais que precisam de readequação, mas não há sequer um plano do Executivo para garantir a segurança dos nossos alunos. Portanto, conto com a ajuda da comunidade escolar, para que juntos possamos cobrar a devida atenção do Senhor Prefeito”, explica.

Cabo Jean também é autor da Indicação nº 305/2023, que solicita ao Chefe do Executivo a criação da Ronda Escolar Municipal, através da Guarda Municipal, reforçando ações com respaldo e atenção a rede municipal de ensino. “Uso como justificativas as questões que envolvem esses recentes casos de ataques nas escolas, e que a presença da Ronda Escolar Municipal (se criada como ora solicitada), poderá como uma das alternativas, proporcionar o mínimo de tranquilidade e respaldo não apenas aos alunos, mas, também, aos próprios profissionais de educação”, afirma.

O Vereador Cabo Jean comenta que São Roque precisa de investimentos na área de segurança. “Faz anos que bato nesta tecla, de que a nossa cidade precisa de melhorias na área de segurança, por isso, não canso de cobrar do Executivo a implantação do sistema de monitoramento, ao menos nas entradas e saídas do município e nas áreas de maior circulação, como Praças, Rodoviária e locais com movimento intenso. Não entendo porque o Prefeito não realiza melhorias na segurança, já que tem dinheiro em caixa”, lamenta.