Vereador Cabo Jean cobra atitude do Prefeito junto aos profissionais da Enfermagem e pede que seja agilizado o pagamento do novo piso da categoria

Umas das principais pautas defendidas pelo Vereador Cabo Jean sem dúvidas é a Saúde, pois desde o seu primeiro mandato, ele vem trabalhando e buscando fazer com que os profissionais da área sejam sempre respeitados e valorizados.

Diante do seu mandato, o Vereador já fez Moção de Apoio encaminhada ao Senado para fortalecer a aprovação do novo Piso da Enfermagem, é o autor da Lei que estabelece a Semana da Enfermagem e o dia do Profissional da Enfermagem, além de ter encaminhado uma Indicação ao Chefe do Executivo, pedindo para ele valorizar e reconhecer os profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem), categorias essas diretamente envolvidas com o novo Piso da Enfermagem.

Antes mesmo da aprovação da nova Lei, o Parlamentar já cobrava do Poder Executivo tal reconhecimento, ainda mais depois de tudo que esses profissionais fizeram ao longo da pandemia, independente do que o Governo Federal iria decidir, tendo em vista que São Roque possui condições financeiras para bancar com recursos próprios a implantação do novo piso salarial, como já foi feito em outros municípios que não apenas deram o reajuste, mas reconheceram tudo que a categoria fez. “Aqui infelizmente o que o Prefeito fez foi se aproveitar do trabalho desses profissionais, e quando saiu na mídia que São Roque obteve um ótimo desempenho no combate a Covid, o oportunista do Prefeito encheu a cidade de outdoors mostrando apenas a sua pessoa, desconsiderando totalmente os demais envolvidos. O Guto perdeu uma excelente oportunidade de valorizar e conquistar de vez essa categoria que há tantos anos vinha lutando por este merecido reconhecimento e no momento em que o município mais teve condições financeiras, o Chefe do Executivo optou por ignorar, por dar as costas a eles”, desabafa.

O Vereador enfatiza ainda que o Prefeito parece não estar muito preocupado com a situação, tanto que mesmo com a portaria publicada pelo gabinete do Ministério da Saúde, indicando o valor dos repasses a todos os municípios e que garantirão o pagamento do respectivo reajuste desses profissionais, até o presente momento, o Poder Executivo sequer encaminhou para a Câmara um projeto de abertura de crédito a fim de garantir os repasses a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que colaboram com o município através da Prefeitura de São Roque. “Acho que isso deve ser bronca ou perseguição, pois não é possível que nem mesmo com a publicação da portaria 597, a qual demonstra que o município de São Roque receberá o equivalente a R$ 1.035.973,62 a serem pagos em nove parcelas de R$ 115.108,08, não tenha sido suficiente para que o Prefeito tivesse um pouquinho só de vontade para já adiantar um projeto de abertura de crédito, para que assim que o Governo repassar os valores, já fosse possível efetuar o pagamento a todos eles”, lamenta.

Por fim, o Vereador pede paciência a esses profissionais, já que querendo ou não, essa é uma conquista da categoria e o Prefeito simplesmente vai ter que pagar. “Ainda que exista resistência ou birra por parte do Prefeito, uma coisa é fato, esses profissionais irão receber queira o Prefeito ou não, todavia ele perdeu uma excelente oportunidade perante eles”, encerra.