Vereador Cabo Jean afirma: Prefeitura de São Roque deixa Cemitérios abandonados mesmo arrecadando quase R$1,5 milhão só em 2022

As condições em que os Cemitérios do município se encontram são de puro abandono por parte da Gestão Municipal e não é por falta de cobranças que as coisas não acontecem. Inúmeros são os ofícios protocolados pelo Vereador Cabo Jean com solicitações de serviços a serem realizados, alguns até mesmo básicos e de manutenção.

Cabo Jean ressalta que o Poder Público ignora as cobranças dele e dos cidadãos que pagam caro para terem preservados os túmulos de seus entes queridos e o mínimo que esperam é que o Poder Público preserve e cuide dos Cemitérios. “Para se ter uma ideia das condições de descaso e abandono, solicito desde março do ano passado, quando protocolei o Ofício 885/2021, a manutenção do muro do Cemitério da Paz. Em janeiro deste ano, através do Ofício 139/2022, reforcei a reivindicação, já que o muro está pendurado e com rachaduras enormes na parte que faz divisa com a Travessa Orivaldo Fernandes Pinto. Em ambos os documentos foram encaminhadas as fotos para enfatizar a importância da rápida manutenção, pois a cada dia que passa a situação fica pior, podendo cair a qualquer momento, além de correr o risco de causar danos aos veículos que trafegam pelo local”, diz.

Outro relato do Parlamentar é que recentemente parte do muro do mesmo Cemitério da Paz, desta vez na lateral da Rua Tenente Francisco Luiz de Campos, simplesmente caiu e até agora não foi refeito, estando inclusive exposto até o momento, sem contar que um pedaço dele está na iminência de cair também e a Prefeitura não realiza o reparo ou prioriza a manutenção do local. “Se não bastasse esses pontos já mencionados, peço atenção ao barranco existente entre o Cemitério e a Rua Monteiro Lobato, nas imediações que faz frente à entrada da Rua Topázio, já que as árvores e o muro aparentam oferecer perigo de queda, inclusive desde janeiro, por meio do Ofício 342/2022, peço análise da Defesa Civil, até porque se aquele trecho vier a ceder, haverá não só o risco de uma tragédia de atingir alguma pessoa ou veículo, como também poderá descer restos mortais de pessoas sepultadas nos túmulos”, afirma.

Indignado com os descasos, Cabo Jean protocolou o Requerimento 215/2022, cobrando esclarecimentos do que a Prefeitura fez até o momento com relação a estes casos descritos acima, e aguarda não apenas uma resposta, mas sim o principal, uma atitude e providências para cada um dos casos. “Todas essas situações geram transtornos aos munícipes, tanto que inúmeras são as reclamações de furtos ou danos ocasionados no interior do Cemitério da Paz, tanto é que existem boletins de ocorrências registrados por essas razões e o Executivo não toma providências de cuidar e manter preservado aquilo que é de sua responsabilidade”, comenta.

O Vereador Cabo Jean informa que somente neste ano de 2022, a Prefeitura de São Roque arrecadou em taxas diretamente ligadas aos serviços de Cemitério, o equivalente a R$401.649,02, já com serviço funerário o valor é de R$1.068.000,00 conforme dados obtidos no portal da transparência da Prefeitura até o dia 04/10.” É inadmissível que todo ano a Prefeitura faça manutenções nos Cemitérios quando vai chegando o feriado de finados. Isso é uma falta de respeito, ficar o ano inteiro sem as manutenções básicas, como por exemplo, capinação, roçada ou demais serviços de zeladoria. Veremos daqui uma ou duas semanas no máximo, o Executivo maquinando os dois Cemitérios, cujo propósito é de esconder os problemas. No cemitério da Paz vemos túmulos abertos, muros caindo e muros caídos. No Cemitério do Cambará, o alambrado da Rua Walter de Felipo está pendurado e constantemente deparamos com indivíduos invadindo o local. São mais de R$ 400 mil reais arrecadados somente com os Cemitérios neste ano de 2022, como é possível tanto descaso assim? A população paga para ter o mínimo de retorno e respeito”, desabafa.