Vereador Alexandre Pierroni solicita que Prefeitura adote medidas de acolhimento aos alunos da rede municipal

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

O Vereador Alexandre Pierroni está cobrando do Poder Executivo para que adote medidas em relação ao acolhimento dos alunos da rede municipal em virtude dos aspectos emocionais recorrentes da pandemia, além disso, solicita também que seja feita uma avaliação e diagnóstico de cada estudante quanto à retomada de conteúdo eventualmente perdido.

Alexandre Pierroni comenta que é fato comprovado entre os especialistas das áreas de psicologia e educação que o retorno das atividades presenciais exigirá uma estrutura de ensino adaptada e capaz de acolher as crianças e adolescentes também do ponto de vista socioemocional. “A pandemia da Covid-19, especialmente por causa do isolamento social, trouxe sérios impactos na saúde mental de crianças e adolescentes, por isso, o Executivo precisa implantar um projeto para acolhimento dessas pessoas, já que o retorno das aulas presenciais exigirá esforços adicionais dos gestores. Em paralelo aos protocolos de segurança sanitária, será preciso apoiar os estudantes e todos os profissionais da educação”, enfatiza.

Outro ponto que merece destaque, segundo o Vereador Alexandre Pierroni, é a necessidade de um diagnóstico individual de cada aluno. “O objetivo dessa avaliação é saber como cada aluno foi afetado pela falta de condição adequada de estudo, pois o principal ponto é termos estratégias de reposição e reforço escolar, visando assim que as perdas de conteúdo e aprendizado sejam de alguma forma minimizadas”, afirma.

O Vereador Alexandre Pierroni também interroga a Prefeitura quanto o cumprimento da Lei Federal nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que instituiu a prestação dos serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, objetivando o desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino/aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais. “Precisamos de um posicionamento do Poder Executivo quanto as diretrizes instituídas para o cumprimento da Legislação vigente. Outro fator que questiono é sobre a contratação de psicólogos para o acompanhamento dessas crianças e adolescentes”, finaliza.