Vereador Alexandre Pierroni questiona ações de proteção para volta às aulas presenciais

No último dia 10, o vereador Alexandre Pierroni protocolou na Câmara Municipal de São Roque, um Requerimento direcionado ao Poder Executivo, questionando quais ações estão sendo tomadas para que os alunos da rede pública municipal voltem às aulas.

No documento, o parlamentar questiona se a Prefeitura tem conhecimento das recomendações do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), para Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em face do retorno presencial as aulas e quais das recomendações sugeridas nele estão sendo atendidas pelo município.

Pierroni explica que a coordenação do PNAE se uniu a um grupo técnico para a construção de recomendações para a execução do Plano Nacional Alimentar (PNA), com o intuito de criar um documento com orientações, considerando as condições especiais de segurança alimentar necessárias para o retorno às aulas, no qual são sugeridos protocolos de cuidados visando minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus para a comunidade escolar.

Entre as diretrizes e recomendações citadas como necessárias à preservação da saúde estão a orientação diária dos escolares e orientação sobre as ações tomadas pelas escolas para a proteção de todos os conviventes no ambiente escolar; esclarecimento de dúvidas e orientação quanto aos procedimentos da comunidade escolar na hora da alimentação; esclarecimentos sobre as medidas adotadas na produção de alimentos, manipulação, higienização, armazenamento, preparação e consumo alimentar; orientação quanto a importância da higienização das mãos, do uso de máscaras e distanciamento, além da correta sanitização das superfícies de contato a cada troca de grupo.

O Requerimento também questiona quais as medidas de segurança, implementadas nas escolas do município, relacionadas a alimentação escolar.

“Vejo com muita preocupação o retorno às aulas porque nem todas as crianças têm noção do risco de contaminação por Covid-19, nem da gravidade da doença. Além disso a própria ciência já comprovou que a grande maioria das crianças e adolescentes são assintomáticos. Por isso os protocolos de segurança no ambiente escolar se fazem necessários, e a escola tem um papel importante na orientação e nos esclarecimentos dos alunos e de toda a comunidade escolar, por isso questiono a Prefeitura sobre quais ações estão sendo tomadas”, finaliza o vereador Alexandre Pierroni.