Vereador Alexandre Pierroni integra Comitê de Acompanhamento e Controle da Covid-19

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Na última segunda-feira, 23, Vereadores da Câmara Municipal de São Roque criaram um Comitê de Acompanhamento e Controle da Covid-19, que tem o objetivo de implementar medidas necessárias ao município para o enfrentamento da epidemia. Os integrantes são os Vereadores Alexandre Pierroni, Cabo Jean, Etelvino Nogueira, Guto Issa, Julio Mariano e Toco.
O Vereador Alexandre Pierroni esclarece que o Comitê de Acompanhamento e Controle da Covid-19 visa garantir aos profissionais de saúde os equipamentos de proteção individual necessários, ampliar leitos, reorganizar as UBS- Unidade Básica de Saúde e USF- Unidade de Saúde da Família para o atendimento aos pacientes sintomáticos respiratórios, além de reforçar a campanha da vacina contra Influenza. “O Comitê também preconiza a quarentena, uma recomendação da Organização Mundial da Saúde, pois é um meio de desacelerar a disseminação do coronavírus, evitando a sobrecarga do nosso sistema de saúde, além de limitar o número de mortes. Ela é necessária também para os jovens, a fim de evitar o ciclo de contaminação do vírus, impedindo que a doença chegue aos grupos de risco, como idosos e doentes crônicos”, fala.
 Alexandre Pierroni explica que para que não haja um colapso no sistema de atendimento, é fundamental que as pessoas permaneçam em casa nesse momento. “Seguir a orientação de especialistas é essencial para que possamos traçar as melhores estratégias no combate a essa doença”, diz.
Um estudo de Cingapura mostrou que adotar métodos de distanciamento social, como fechamento de escolas e estabelecimentos comerciais têm maior impacto na contenção da Covid-19. Em geral, crianças podem ser assintomáticas, entretanto são capazes de transmitir a doença, em especial para os grupos de risco. Preocupados perante à situação, o Comitê pretende, junto ao Poder Executivo de São Roque, garantir aos munícipes o acesso aos serviços de saúde e que estes estejam capacitados adequadamente para atender à demanda prevista, da melhor maneira possível. Também tem a proposta de informar sobre as ações e medidas tomadas pelo Poder Público no enfrentamento à epidemia.