Vereador Alexandre Pierroni divulga serviços da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal

Como parte de seu trabalho na causa animal, o vereador Alexandre Pierroni (Alexandre Veterinário), tem realizado várias ações para conscientização sobre os direitos dos animais, entre elas a criação de leis e a divulgação de serviços de outros órgãos públicos neste sentido, como é o caso da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), ligada a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Criada em 2016, através de Lei Estadual, a DEPA recebe denúncias online e as encaminha para a delegacia mais próxima; além de permitir ao denunciante o sigilo de seus dados, também fornece número de registro para que possa acompanhar o andamento da ocorrência através da internet.

Pierroni conta que decidiu divulgar as informações sobre a DEPA, porque recentemente recebeu um vídeo de agressão a um cachorro na Praça da Matriz de São Roque, com o questionamento sobre quais ações poderiam ser tomadas contra o agressor, e que esta é uma dúvida de muitas pessoas que se preocupam com os animais.

O vereador salienta que quando ocorrer um ato grave de crueldade, que necessite de ação imediata, a Polícia Militar deve ser chamada através do 190, pois ela é a responsável por esse tipo de atendimento, já nos casos de fato consumado ou maus tratos constantes, o Boletim de Ocorrência deve ser feito pela DEPA, podendo ser enviado juntamente com fotos e vídeos do fato, o que facilita na resolução do suposto crime.

“Nos primeiros sete meses de sua criação, a DEPA recebeu mais de 4.000 denúncias das quais mais de 25% foram concluídas. Desde então, os números só aumentam e o grande responsável por isso é a facilidade do acesso ao serviço prestado em prol dos animais, hoje, a internet facilita muito e qualquer pessoa”, explica Alexandre Veterinário.

O site da DEPA recebe denúncias 24h por dia e pode ser acessado através do link http://www.ssp.sp.gov.br/depa .