Vereador Alexandre Pierroni busca melhorias para Sítio e Capela de Santo Antônio

Na última quinta-feira, dia 10, o vereador Alexandre Pierroni participou de reunião e visita técnica no Sítio Santo Antônio, com o objetivo de somar esforços ao projeto que prevê revitalização e ampliação da atividade turística no local, idealizado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Na oportunidade, estiveram presentes o Diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Roque, Márcio Feltrin, o Chefe da Divisão de Turismo, Maurício Vasconcelos, o Chefe da Divisão de Cultura, Marquito Villaça, o Coordenador Administrativo do IPHAN, Ricardo Reis, além de moradores e funcionários responsáveis pela manutenção e funcionamento do espaço.

Para realizar o projeto de revitalização e ampliação das atividades turísticas, artísticas e culturais no espaço, o IPHAN propôs a construção de um plano de ações que envolve entes públicos como a Prefeitura e a Câmara Municipal, os Governos Estadual e Federal, às entidades, conselhos, organizações não governamentais e empresas que tenham interesse nesse engajamento e nos seus resultados.

Inicialmente, segundo o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Márcio Feltrin, algumas ações emergenciais deverão ser realizadas pela Administração Pública Municipal, respeitando as leis ambientais, para retirar a vegetação flutuante e desassorear os lagos do sítio, que há anos vem recebendo terra, areia e vegetação vindos com a correnteza do rio que passa pelo Distrito de São João Novo e segue em direção à cidade, atravessando o Sítio Santo Antonio. Situação agravada durante a última enchente no Distrito, ocorrida no 1° dia deste ano.

Já as construções históricas do sítio, construídas no final do século XVII pelo bandeirante Fernão Paes de Barros, são consideradas as mais antigas edificações de taipa de pilão do Estado de São Paulo e exigem manutenção, reparo e restauração de tempos em tempos para sua preservação.

Ao final da visita, ficaram estabelecidas outras ações que deverão ser capitaneadas pelos demais participantes da reunião, entre elas a mobilização para tornar público o Projeto do Planejamento Estratégico, atrair a participação popular para sua discussão e formatação, buscar investimentos e recursos para sua implantação, definir o cronograma de ação.

“O projeto deverá contemplar a manutenção, recuperação e restauração do patrimônio histórico, religioso, artístico e ambiental do Sítio Santo Antônio, para a ampliação das atividades turísticas no local cujas belezas interessam aos turistas do mundo todo. Acredito que somando forças poderemos alcançar os objetivos mais rápido”, encerra o vereador Alexandre Pierroni.