Toco denuncia total abandono da Escola Barão de Piratininga

Na última terça-feira, 15, o Vereador Israel Francisco de Oliveira – Toco – esteve na Escola Barão de Piratininga, no bairro Cambará, para verificar denúncias de pais de alunos sobre o mau estado de conservação do prédio e suas dependências.

“Vários pais me procuraram para contar o estado de abandono da escola Barão de Piratininga mas eu não imaginava que estava tão ruim”, comenta.

Durante a visita o que mais chamou a atenção do Vereador foi o estado de conservação do anfiteatro da escola, interditado pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura de São Roque, há quase dois anos, por não oferecer segurança aos seus usuários. Nele, o teto está caindo em decorrência de infiltração e vazamento de água sobre o forro de gesso, o piso do palco está totalmente deteriorado por causa das goteiras, as paredes e a pintura estão todas comprometidas por conta de infiltrações.

“É triste ver que um dos únicos anfiteatros da cidade está tão abandonado, impedindo alunos da escola, de toda a rede pública e da própria comunidade de o utilizarem. Há quase três anos surgiram goteiras que, por falta de uma simples manutenção acabaram se transformando num enorme problema”, denuncia.

Além do anfiteatro e da escola que sofrem com a má conservação, os alunos que lá estudam e os profissionais que lá trabalham também sofrem com muitos outros problemas derivados da falta de manutenção e de estrutura.

Durante sua visita, Toco ainda constatou deterioração nas calhas de toda a escola com consequente infiltração nas paredes, pintura descascada, falta de grelhas sobre as canaletas de captação de águas pluviais, falta de extintores e mangueiras de combate a incêndios, vazamento subterrâneo de água sob o jardim causando seu afundamento, entre outros.

Segundo o Vereador, na quadra de esportes da escola há ainda mais problemas como por exemplo o comprometimento do telhado por falta de poda de árvores, alambrados danificados colocando em risco a segurança dos alunos, telas de proteção totalmente danificadas, falta de equipamentos para práticas esportivas como bolas e mesas de jogos e redes, entre outros que o motivaram a protocolar um Requerimento, direcionado ao Poder Executivo pedindo informações e esclarecimentos sobre quando serão solucionados.

“Há ótimos profissionais em todas as escolas do município e eles têm se desdobrado para continuar oferecendo uma educação de qualidade mesmo com prédios sem infraestrutura e sem suprimentos básicos, o que coloca em risco a saúde, o aprendizado e até mesmo a integridade física deles e dos alunos”, finaliza Toco.