Queda de investimentos da Prefeitura no município preocupa Doni Carteiro

Preocupado com a queda de investimentos da Prefeitura no município, o Vereador Donizete Plínio Antonio de Moraes – Doni Carteiro tem buscado informações que possam esclarecer os fatos e suas reais consequências para o município.

“Segundo os dados publicados pelo próprio Poder Executivo no Portal da Transparência da Prefeitura, constatei uma relevante queda nos investimentos nas despesas de capital, ou seja, nas despesas que se transformam em patrimônio para o município como equipamentos, mobiliário, maquinário para execução de obras de infraestrutura, as próprias obras de melhorias como asfalto, construção e manutenção de prédios públicos, entre outras. Desta maneira, há uma degradação do patrimônio público geral resultante da queda de investimentos e os munícipes são diretamente prejudicados por isso”, relata Doni Carteiro.

Em contrapartida à diminuição dos investimentos há um aumento das despesas correntes, ou seja, aquelas destinadas ao pagamento de pessoal, água, luz, telefone, coleta de lixo, merenda escolar, entre outros. “Vejo que os gastos com essas despesas têm aumentado muito. As despesas com pessoal, merenda e lixo, por exemplo, cresceram muito. Sei que são gastos essenciais mas a proporção dos aumentos não se justifica”.

O parlamentar enfatiza que as informações publicadas no portal da transparência indicam aumento da receita do município. Entre 2009 e 2014 houve um aumento de 80% na receita, a soma de tudo o que a Prefeitura arrecada somado aos envios de verbas dos governos estadual e federal. A receita foi de R$109,8 milhões, em 2009 para R$197,5 milhões, em 2014. As despesas aumentaram mais de 100% e foram de R$98,5 milhões, em 2009, para R$201,9 milhões, em 2014. E, mesmo com as receitas aumentando, os investimentos caíram de R$11,3 milhões, em 2009, para apenas R$4,6 milhões, em 2014.

“Os números demonstram que o Poder Executivo não está preocupado em investir no município e por isso a cidade está abandonada, com inúmeras ruas sem asfalto, postos de saúde e escolas sucateados, máquinas e equipamentos públicos em péssimo ou nenhum estado de conservação, prédios públicos caindo, se deteriorando, e tantos outros absurdos por conta da falta comprovada de investimentos”, encerra o Vereador Doni Carteiro.