Projeto do Vereador Guto Issa cria política municipal do uso racional de água

Está tramitando na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 93/2014, proposto pelo Vereador Guto Issa, que visa criar uma política municipal de uso racional da água.

Guto Issa explica que somente com a adoção de políticas públicas eficazes será possível o uso racional da água, que é indispensável à vida. “A finalidade do Projeto de Lei é que o Poder Executivo possa implantar medidas que promovam o uso racional da água, sua conservação e a utilização de fontes alternativas para sua captação”, comenta.

De acordo com os artigos do referido Projeto de Lei, para a obtenção de licença de construção, as novas edificações devem apresentar um plano de implantação de reservatório para captação e armazenamento de água da chuva e de águas servidas, ou seja, aquelas usadas no tanque ou máquina de lavar e também no chuveiro ou banheira. “Na agricultura urbana será incentivada a instalação de sistema de captação e armazenamento da água das chuvas para irrigação e a Administração Municipal deverá criar campanhas educativas para conscientizar a população quanto ao desperdício de água”, declara o Vereador.

Guto Issa também alerta para a que os munícipes economizem água. “É importante que haja uma mudança de hábitos por parte da população, como por exemplo, evitar de lavar quintal e calçadas, regar as plantas com regador, entre outras”, finaliza.