Preocupado com segurança pública, Rafael Marreiro critica ato do Prefeito que cancela convênio com a Polícia Militar

Preocupado com o cancelamento do Convênio, firmado em 2010 entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, através do qual a Administração Pública local pagava uma gratificação aos Policiais Militares (PMs) por suas atuações também na fiscalização e policiamento do trânsito e tráfego nas vias públicas do município, o vereador Rafael Marreiro está pedindo ao prefeito a revisão da decisão que prejudicará a segurança do trânsito, da cidade e da população.

“Este convênio foi resultante de uma luta minha, como forma de beneficiar não só os PMs como também toda a população são-roquense a um custo muito baixo, porém o Prefeito Daniel de Oliveira Costa decidiu arbitrariamente não renovar o contrato, abrindo mão de aproximadamente 80 policiais que deixarão de atuar no tráfego e no trânsito, com consequências para a cidade como um todo”, explica.

Segundo a Resolução n° 2 da Organização das Nações Unidas (ONU), esta é a Década de Ação Pela Segurança no Trânsito e a proposta para o Brasil é a redução de acidentes e aumento da segurança viária. Neste sentido, a decisão do Prefeito em suspender o convênio com a Secretaria de Segurança Pública e com a Polícia Militar vai contra as ações globais voltadas para um trânsito mais seguro, uma vez que estes policiais eram gratificados por sua atuação também no trânsito.

“O Departamento de Trânsito da Prefeitura não funciona aos finais de semana e durante a semana tem horários limitados, enquanto que a PM trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana. Neste quesito a cidade estará descoberta, além de se mostrar menos segura pela falta da ostensividade das viaturas policiais e dos próprios PMs. Também estou preocupado com o fato de estarmos chegando ao final do ano, período de festas e de mais pessoas circulando pelas ruas, quando se faz necessária maior segurança para a população como um todo e também por isso estou pedindo ao Prefeito para rever esta decisão que certamente prejudicará a segurança no município”, fala Marreiro.

Redução do horário do CCI também preocupa Rafael Marreiro

Após a redução da jornada de trabalho dos prédios administrativos e com a redução da carga horária dos funcionários públicos, outros órgãos também tiveram seus horários reduzidos entre eles o Centro de Convivência do Idoso (CCI). Procurado por frequentadores do espaço, o Vereador Rafael Marreiro se indignou ao saber os motivos.

“Não é justo as pessoas que construíram esta cidade, que deram sua vida e seu trabalho para o desenvolvimento do município sejam prejudicadas por uma decisão que no mínimo é mesquinha pois qual é o objetivo? Reduzir os custos? Não dar um prato de comida ou um copo de suco para as pessoas que lá frequentam? Economizar em coisas tão pequenas e insignificantes para a Prefeitura mas que proporcionam momentos de alegria e felicidade para os idosos por tudo o que vivem e fazem lá no CCI? É muito triste ver que uma primeira-dama que se diz tão preocupada com o bem-estar das pessoas deixar isso acontecer. Espero que tanto ela quanto o Prefeito se sensibilizem e revertam essa decisão que não beneficia ninguém e cuja economia não paga nem o salário de um só cargo comissionado, estou indignado”, finaliza Marreiro.