Moção de Repúdio contra Deputado que ofendeu Jornalista é aprovada na Câmara Municipal

Inconformada quanto ao crescente número de casos de agressão, assédio e desrespeito às mulheres, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso apresentou mais uma Moção de Repúdio. Desta vez, a um Deputado Estadual que agrediu verbalmente a jornalista Vera Magalhães, o fato lamentável ocorreu durante debate da TV Cultura entre os candidatos ao Governo de São Paulo.

Na Sessão da Câmara Municipal de São Roque, realizada na última segunda-feira, dia 19, foi aprovada por unanimidade a referida Moção de Repúdio nº 322/2022, que na ocasião também foi subscrita pelos Vereadores Diego Costa, Thiago Nunes e Toninho Barba. Irresignada com a situação, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso ressaltou que não poderia furtar-se a manifestar sua solidariedade à jornalista Vera Magalhães, bem como reiterar seu apoio às representações oficializadas no intuito de solicitar apuração do episódio e, caso julgadas procedentes as denúncias, a eventual cassação do Deputado. “Infelizmente não é a primeira vez que circunstâncias da vida política nacional fazem com que eu me manifeste, já que episódios de violência de gênero se repetem ao ponto da exaustão. Esse tipo de exemplo deve ser reprimido, pois das autoridades se espera ética e respeito por todos”, fala.

Dra. Cláudia Pedroso destaca que somente em 2022 foram diversos casos registrados de políticos que foram hostis com mulheres. “São manifestações individuais, pelas quais seus perpetradores devem ser responsabilizados, representam, no entanto, em suas lamentáveis semelhanças, a dimensão do desafio a ser enfrentado pelas mulheres e pelos homens dispostos a erradicar o sexismo, em suas múltiplas facetas. Sem igualdade de gênero, ficam comprometidas, de imediato, as próprias noções de liberdade de imprensa e de democracia”, afirma.

A referida Moção de Repúdio será encaminhada ao Deputado que praticou a ação, ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Jornalista Vera Magalhães e ao Diretor de Jornalismo da TV Cultura Leão Renato Pinto Serva Neto.