Marreiro pede Posto Veterinário Público ao Poder Executivo

Preocupado com a situação dos animais de rua e com os animais de estimação de pessoas carentes que não podem pagar tratamentos veterinários para seus bichinhos, o vereador Rafael Marreiro protocolou ofício, no último dia 19, pedindo à Administração Pública a instalação de um Posto Veterinário Público no município de São Roque.

“O objetivo do pedido é que este posto possa atender animais de rua, abandonados ou perdidos que precisam de socorro e cuidados urgentes e emergenciais, pois não podemos permitir que fiquem sofrendo ou agonizando com doenças ou por maus tratos. Além disso, acredito que o custo de implantação é baixo, pois este local poderá funcionar junto ao Departamento de Zoonoses que o município já tem”, explica.

O vereador protocolou o Ofício destinado ao Poder Executivo pedindo o Posto Veterinário inspirado no modelo do primeiro Hospital Veterinário Público do país, instalado na cidade de São Paulo, onde a prestação de serviços foi recebida com entusiasmo pela população e os atendimentos são prioritários para munícipes paulistanos de baixa renda inscritos em programas sociais municipais, estaduais ou federais ou para animais vindos de ONGs parceiras que recolhem, amparam, e cuidam de animais abandonados.

“Vejo que o serviço é de utilidade pública e que precisamos de um posto veterinário público para tratar animais de pequeno, médio e grande porte mas, principalmente daqueles que pertencem aos são-roquenses mais carentes, que não têm condições de pagar por isso, ou mesmo aqueles bichinhos que são socorridos emergencialmente por protetoras de animais que não têm condições de dar-lhes o tratamento adequado. Foram estes os motivos que me levaram a fazer o pedido ao Poder Executivo e espero ser atendido”, fala Marreiro.

Palestras sobre epidemias devem ser incluídas no calendário escolar

As recentes epidemias de saúde que têm assolado o país e a falta de informações sobre algumas delas até mesmo pelos órgãos públicos de saúde motivaram o vereador Rafael Marreiro a protocolar nesta semana Ofício endereçado ao Prefeito e ao Departamento de Educação pedindo a inclusão de palestras informativas sobre epidemias aos alunos da Rede Pública Municipal de Educação.

“Vejo que faltam informações, para a maioria da população, sobre epidemias como a dengue, a chicungunya e o zika vírus (causador da microcefalia), por exemplo. Por esta razão estou pedindo ao Poder Executivo a inclusão destas palestras no calendário escolar para que as crianças sejam conscientizadas sobre os riscos e perigos das doenças e das epidemias e se tornem multiplicadores das informações, levando-as para suas casas e para as comunidades onde vivem, e dessa maneira, as informações se multipliquem e a população possa se proteger melhor”, encerra Marreiro.