Kalunga comemora o lançamento do Cartão Municipal de Saúde

Agentes Comunitários de Saúde farão cadastro de usuários do Cartão Municipal de Saúde

Além do trabalho de monitoramento do estado de saúde e das necessidades dos munícipes realizados em diversos bairros da cidade e cujos resultados têm sido satisfatórios para a população, os Agentes Comunitários de Saúde passarão, também, a fazer o cadastramento de usuários do Cartão Municipal de Saúde, lançado recentemente pela Prefeitura Municipal através do Departamento de Saúde.

“O Cartão Municipal de Saúde trará muita facilidade e agilidade para o atendimento e monitoramento do sistema de saúde do município como um todo pois será integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O médico poderá acessar em tempo real todo o histórico do paciente através de um cadastro informatizado. Desta maneira, exames, consultas, procedimentos e encaminhamentos médicos já realizados serão visualizados instantaneamente evitando exames e consultas repetitivos, agilizando o diagnóstico do paciente em menos tempo”, enfatiza Mestre Kalunga.

A criação do Cartão Municipal de Saúde se deu em função da necessidade de organizar uma base de dados real sobre a saúde do município e será implantado em todos os bairros da cidade atendidos pelo Programa Saúde da Família, a começar pelos Distritos de São João Novo e Maylasky e pelo Bairro da Vila Amaral. “Com tais dados, será possível identificar quais as reais demandas e quais as políticas públicas que deverão ser adotadas e implantadas no sentido de atendê-las. Um benefício que resultará em melhor qualidade de saúde para todos”, comenta o Vereador do Povo – Mestre Kalunga.

Adequação de salários de Agentes Comunitários de Saúde e Controladores de Vetores atendeu indicação de Mestre Kalunga

A constante preocupação e engajamento do Vereador do Povo, Adenilson Correia – Mestre Kalunga – com assuntos relacionados à saúde fez com que levasse ao Poder Executivo o pedido de adequação do salário dos Agentes Comunitários de Saúde e Controladores de Vetores, de forma a cumprir os termos da Lei Federal nº 12.994, de 17 de Junho de 2014, que estabelece piso salarial mínimo para a categoria e outros benefícios.

Na Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores da Estância Turística de São Roque, realizada no último dia 06, foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo de n° 036 motivado pela intervenção do Vereador do Povo – Mestre Kalunga.

Tal projeto trata exatamente da questão suscitada pelo parlamentar sobre a adequação do piso salarial da categoria através de        Ofício Vereador despachado diretamente ao Chefe do Executivo.

“Desta maneira, conseguimos mais uma vitória em prol da saúde. Afinal, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes Controladores de Vetores são profissionais essenciais para a manutenção de programas de saúde, humanização dos serviços de saúde, prevenção de endemias e até mesmo de epidemias como a da Dengue, por exemplo”, comenta Mestre Kalunga, que também é membro da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal.