Julio Mariano comenta: Infelizmente a Educação em nosso país parece que deixou de ser prioridade!

A importância que o atual contexto político tem demonstrado com relação a Educação de nosso país, deixa claro que infelizmente ela já não é mais prioridade, tanto no âmbito Federal como Estadual. Será que a Educação deixou de ser a saída? O professor é hoje um profissional derrotado economicamente, politicamente e ideologicamente.  Muitos tentam resistir, mas como em tempos imemoráveis, sequer são entendidos. Num misto de prazer e sofrimento os docentes vão bravamente resistindo até mesmo aos maus tratos recebidos por alunos, alguns deles considerados verdadeiras feras, avalizados e protegidos por leis arcaicas como o Estatuto da Criança e Adolescente que já passou do prazo de ser revisto. “Na verdade o que está classe procura é o reconhecimento e valorização do seu trabalho. Não se trata de um reconhecimento romantizado em poemas e canções ou nos discursos de candidatos a cargos públicos. Este reconhecimento poderia ser traduzido em uma única palavra, o respeito. Respeito à sua importância na construção da sociedade, ao que este profissional representa e acima de tudo, o respeito dos alunos, dos pais e, principalmente, dos gestores escolares, visando levar seus alunos à aprendizagens”, comenta Julio Mariano.

Julio Mariano enfatiza que atualmente quem precisa ser protegido de agressões é o professor (a). Reconhecer a importância deste profissional para a sociedade, respeitar a sua avaliação e apoiar incondicionalmente suas atitudes no âmbito pedagógico é o primeiro passo para fazer uma revolução necessária na educação deste país. Porém a realidade é outra, hoje o professor é visto como entrave. Muitos de seus direitos garantidos por leis ficam inviabilizados de serem aplicados, mas são direitos como de qualquer outra classe trabalhadora.

O Vereador Julio Mariano que é Presidente da Comissão Permanente de Educação no município afirma que trazendo o foco para o município, o Executivo tem feito cálculos com relação ao que esta sendo recebido de repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e ao que tem sido gasto com a Educação. “A realidade é triste, o Governo Federal vem arrochando cada vez mais os valores financeiros repassados e com isso transferindo para nós a responsabilidade de equilibrar está balança”, alega.

Num gesto muito nobre, no início desta semana, mais de 100 professores se reuniram pouco antes da Sessão Ordinária da Câmara Municipal e representados pela APE (Associação dos Profissionais de Educação de São Roque) entregaram nas mãos do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Newton Dias Bastos, documentos que mencionam e que reconhecem a situação econômica que passa a Educação de nosso país e de nosso município e que em vez de guerra vieram trazer sugestões para ajudar o Departamento de Educação a economizar. “Como Presidente da Comissão de Saúde, após conversar com o Presidente Niltinho e tomar conhecimento das propostas apresentadas nos comprometemos, assim como os demais vereadores, em lutarmos juntos, para que acima de qualquer outra iniciativa, tentarmos implantar primeiramente as propostas apresentadas.  Outro pedido da APE é que se realize uma reunião para que o Executivo possa explanar a respeito da real dívida do município, ao qual estarei intercedendo para que o encontro aconteça. Vamos também marcar, nos próximos dias, de conversarmos para que possamos analisar as sugestões que a APE propõe, visando assim a redução de custos”, finaliza Julio Mariano do PSB.