Guto Issa apresenta o balanço do seu trabalho em 2017

Destaque na Câmara dos Vereadores por sua transparência, independência e firmeza em defender os interesses da população, o vereador Guto Issa faz uma retrospectiva de suas ações políticas em 2017, ano em que assumiu seu segundo mandato como legislador na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque.

Como resultado de sua luta iniciada no ano anterior, a reabertura dos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil, aos finais de semana e à noite, foi conquistada logo no início do ano, beneficiando um grande número de correntistas da instituição, entre eles, muitos funcionários públicos.

Para dar oportunidade ao debate e promover a oxigenação da política local, Guto promoveu o Ciclo de Debates “A Nova Política”, através de três encontros que contaram com a participação de jovens, mulheres e demais interessados em discutir a política e suas implicações no cotidiano da cidade.

Através de suas solicitações, o município recebeu Emendas Parlamentares num total de R$ 450 mil, sendo R$250 mil destinados pelo Deputado Estadual Rogério Nogueira, para pavimentação de uma rua no Bairro Gabriel Piza, e mais R$200 mil, destinados pelo Deputado Federal Ricardo Trípoli, para o recapeamento de ruas da região central do município. A soma, significa o mesmo que dizer que seu mandato como vereador terá custo zero para o município, ou seja, seus subsídios como parlamentar foram garantidos através das emendas, e o município ainda terá lucro pelas próximas quantias que virão através do empenho do vereador.

Ativista convicto da causa animal, Guto Issa se dedicou muito para a concessão de uma área de 2.000 m² onde a Sociedade Protetora dos Animais de São Roque construirá o seu novo canil e poderá abrigar, cuidar e tratar de mais animais em situação de risco e abandono.

Amplo na sua atuação, o vereador atuou na reforma do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, para o qual apoiou a criação de um novo fundo que promova políticas de incentivo aos produtores rurais agroecológicos, que tenham esse viés em seus negócios.

Parlamentar extremamente ativo , Guto Issa também figurou como Presidente da Comissão Permanente de Constituição Justiça e Redação da Câmara Municipal, uma das mais importantes da Casa por avaliar a legalidade de todos os projetos e proposituras apresentados à Câmara pelos vereadores.

Também atuou como Presidente da Comissão de Assuntos Relevantes, criada na Câmara para discutir o Plano Diretor e, ao lado de outros vereadores, promoveu seis encontros onde debates importantes discutiram o futuro do desenvolvimento econômico do município, a geração de emprego, renda, as condições para que o município conquiste e receba novos empreendimentos que trarão investimentos e benefícios todos.

Combativo, Guto não se omitiu em questões polêmicas e importantes para a população, como a defesa da idoneidade de Carlos Lofredo, vítima do assalto ao caixa eletrônico do Paço Municipal; também foi contrário ao Parque de Diversões instalado na Festa de Agosto, denunciou os riscos e comemorou seu fechamento pela segurança das nossas crianças; questionou com vigor o modelo de saúde em vigor na cidade e as mortes ocorridas de gestantes e bebês na Santa Casa.

Contra a péssima qualidade do transporte público, Guto já havia feito denúncia no Ministério Público contra a empresa Viação São Roque no ano anterior e em 2017 questionou sua atuação prejudicial aos funcionários, motoristas e cobradores, protocolando denúncia no Ministério Público Federal do Trabalho (MPFT), e sua suposta responsabilidade por crime ambiental ao descartar irregularmente óleo em local inapropriado.

Na área de esportes, o vereador esteve ligado a nove eventos realizados no ano passado, entre eles, manhãs e tardes de lazer em diversas regiões do município,  campeonato de skate, copa de Futebol de rua e a Copa Euro de Futsal, torneio que envolveu oito cidades da região e transformou São Roque em uma sede regional do futebol de salão masculino e feminino.

Ao fim do primeiro ano do segundo mandato, o parlamentar somou 11 Projetos de Leis apresentados e o protocolo de 217 Ofícios e Indicações à Câmara, além de uma Emenda Impositiva à Lei Orçamentária Anual (LOA) no valor de R$85 mil que será destinada a reforma do Ginásio Municipal de Esportes e à Incubadora Agroecológica de São Roque.

Para terminar o ano intenso, foi condecorado no 14° Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas pela propositura da Lei que cria a Política Municipal de Combate à Obesidade Infantil no município, sendo um dos onze escolhidos entre 114 inscritos para concorrerem ao prêmio de iniciativa do Movimento Voto Consciente, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional São Paulo, Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (APEL) e Laboratório de Gestão Governamental da Universidade de São Paulo (Lab.Gov).

“Agradeço a todos aqueles que estiveram e estão presentes em todas as minhas lutas, me ajudando, apoiando e incentivando para continuar em 2018, com transparência e independência, o meu exercício político e de cidadania em defesa do interesse de todos os cidadãos são-roquenses”, encerra Guto Issa.